Em 2026, um autor estreia carreira solo na grade da TV Globo: trata-se de Juan Jullian, que assinará Próxima Página, novela das 7 sucessora de Coração Acelerado, que por sua vez substituirá Dona de Mim.
Carioca da Taquara, zona sudoeste do Rio, Jullian é gay assumido e filho de mãe lésbica.
"Apesar de ser filho de uma mulher lésbica, isso não me ajudou a me assumir. Quando falei que era gay, ela se sentia culpada, achando que tinha me influenciado", contou o escritor ao UOL, em junho passado.
Colaborador de Dona de Mim, de Rosane Svartman e um dos autores do "Encontro de Vilãs", no especial de 60 anos da Globo este ano, Jullian conquistará um posto almejado por muitos: o de autor solo - algo que parecia impossível para um garoto do subúrbio.
"Minha mãe era motorista de kombi e fazia uma linha que passava pelo Projac [hoje Estúdios Globo]. Ela pegava a galera que saía ali do expediente na Globo. Para mim, parecia muito distante escrever uma novela", contou Jullian ao O Globo, esta semnaa, após seu projeto ser anunciado oficialmente pela emissora para ser produzido.
"Eu cresci assistindo com meus avós. A faixa preferida do meu avô, que morreu no final de 2023, era a das sete. Então, é mágico ocupar este lugar. Realização de um sonho e concretização de um trabalho", celebrou.
Com 30 anos, Jullian não iniciou este ano. Formado em Relações Internacionais, ele começou a escrever aos 21 por causa do rompimento com um rapaz, que virou Querido Ex.
O escritor pulicou a obra em plataformas digitais gratuitas. Na Bienal do Livro, ele abordou fãs do escritor Vitor Martins - referência em romances LGBT para jovens - e conseguiu divulgar Querido Ex, que conseguiu 10 mil downloads. Sua tática chamou atenção da Galera Record, que resolveu publicar a edição física do livro.
"Procuro escrever histórias que gostaria de ter visto na adolescência e que teriam feito eu viver a experiência de sair do armário de forma mais tranquila. Quero impactar o público com narrativas positivas", relatou ao UOL.
Jullian foi convidado a integrar o time de roteirista da Globo em 2021 após participar do Laboratório de Narrativas Negras e Indígenas para o Audiovisual (Lanani) em parceria com a Festa Literária das Periferias (Flup).
Ele é autor de Reencarne, série de suspense que estreou esta semana no Globoplay e assina o roteiro do filme Roubo do Cão, que chega ao Telecine em 1º de novembro.
"Meu sonho agora é a manutenção do sonho. Quero conseguir dar conta desta missão que é escrever novela. Estou animado para passar por esta jornada, chegar a 2027 e falar: 'A gente conseguiu. Botou no ar uma novela de que a gente se orgulha, debatendo temas importantes e urgentes. E tudo isso sendo divertido."
Fã de Taylor Swift, Jullian define Próxima Página como "um conto de fadas contemporâneo com uma princesa pop melodramática do Brasil".
Ambientada em São Paulo, a trama falará de Íris, jovem de 25 anos filha de faxineira de biblioteca no interior paulista e que deseja ser escritora.
A moça participará de um reality literário para descobrir escritor de um novo best-seller. Ela conhecerá Cássio, autor com bloqueio criativo após a morte da esposa, e reencontrará João, um amor de infância. A direção ficará a cargo de André Câmara.