ELEIÇÕES
Informações para que você e toda comunidade LGBT votem de forma consciente

Setorial LGBT do PSB repudia apoio de Merísio a Bolsonaro

Partido socialista tem série de ações e políticas pró-LGBT

Publicado em 30/09/2018
Gelson Merísio
Em vídeo, Merísio declarou apoio ao candidato homofóbico do PSL

A Secretaria LGBT do PSB em Florianópolis divulgou comunicado para deixar clara discordância ao apoio do candidato a governador Gelson Merísio (PSD) ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL).

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

Merísio faz parte da coligação "Aqui é Trabalho" que inclui, além de PSD e PSB, o Solidariedade, PSC, Pros, PCdoB, PP, PRB, PHS, DEM e PDT. O Podemos deixou a coligação após o apoio.

Em vídeo, Merísio diz: "Em respeito a você, catarinense, venho aqui abrir o meu voto para Presidente da República. Eu, Gelson Merisio, voto Bolsonaro. Nesse momento fundamental que atravessa nosso pais não podemos nos omitir. Cada de nós terá que se posicionar de uma forma muito clara. Ou olhamos para trás ou damos uma chance à mudança. Por isso, por uma questão de coerência com o que deseja Santa Catarina voto Bolsonaro."

Na nota do PSB, assinada pelo secretário LGBT do partido na cidade, Rafael Campos, destaca-se que a legenda não comunga "com qualquer tipo de autoritarismo, apologia à tortura, homofobia, machismo, racismo ou manifestações antidemocráticas".

"Dessa forma, não podemos nos eximir da responsabilidade de um pronunciamento oficial acerca do ocorrido, visto que o candidato à Presidência agora apoiado pelo candidato ao governo do Estado se posiciona abertamente contra os princípios mais básicos que garantem a existência de um Estado Democrático de Direito e das garantias fundamentais dos indivíduos que nele vivem", diz.

A nota encerra dizendo que a Secretaria LGBT do PSB em Florianópolis continuará trabalhando para garantir o desenvolvimento da cidade, do Estado e do País sem abrir mão do que acredita.

Leia o comunicado na íntegra:

"A Secretaria Municipal #LGBT do PSB de Florianópolis (SC) vem por meio da presente nota tornar pública nossa total discordância com a postura assumida pelo candidato a governador do estado, Gelson Merísio, da coligação “Aqui é Trabalho” (composta pelos partidos PSD, SD, PSC, PROS, PP, PCdoB, PRB, PHS, Pode, PSB, DEM e PDT) ao declarar apoio ao candidato do PSL: Deputado Jair Messias Bolsonaro.

O Partido Socialista Brasileiro não comunga com qualquer tipo de autoritarismo, apologia à tortura, homofobia, machismo, racismo ou manifestações antidemocráticas. Somos um partido que prega o diálogo, o amplo debate e que preza pela igualdade e respeito aos direitos humanos.

O PSB é autor da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5543 que questiona junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) a Portaria nº 158/16 do Ministério da Saúde e a Resolução RDC nº 34/14 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária que restringe a doação de sangue por homossexuais por entendermos que são, além de discriminatórias, inconstitucionais e violam os princípios da isonomia e da dignidade humana. Ambos assegurados em nossa Constituição Federal em seus artigos 5º e 1º respectivamente.

Dessa forma, não podemos nos eximir da responsabilidade de um pronunciamento oficial acerca do ocorrido, visto que o candidato à presidência agora apoiado pelo candidato ao governo do estado se posiciona abertamente contra os princípios mais básicos que garantem a existência de um Estado Democrático de Direito e das garantias fundamentais dos indivíduos que nele vivem.

Nosso partido é comprometido com a justiça, com a igualdade, com o desenvolvimento econômico e social da população brasileira e acima de tudo com o respeito a todas as pessoas independente de orientação sexual, sexo, cor, condição social, condição física, identidade de gênero, religião ou qualquer outra coisa. Acreditamos que os cidadãos brasileiros devem ser livres em suas particularidades e jamais discriminados em função de qualquer característica que seja.

Posto isso, não seria coerente que nos mantivéssemos calados frente ao ocorrido pois tanto nossos correligionários quanto a população em geral merecem um posicionamento nosso a fim de esclarecer as dúvidas geradas pelos recentes acontecimentos. Reafirmamos nosso compromisso com todas as causas que defendemos e nossa postura firme e irredutível à defesa dos direitos humanos e das minorias. Pois não existe democracia sem que sejam garantidos liberdade e direitos iguais a todas as pessoas.

O PSB não apoia e jamais apoiará qualquer tipo de ditadura, postura autoritária ou desrespeito às camadas mais necessitadas da população. Lutamos para integrar todas as pessoas à sociedade e fazer com que a população caminhe junta rumo ao desenvolvimento e não pela exclusão de grupos ou de indivíduos.

Entendemos que as pessoas, enquanto indivíduos, são totalmente livres para apoiarem e votarem em quem quiserem e que não podemos cobrar que outros partidos assumam a mesma postura que nosso partido assume. No entanto, faz-se necessário este posicionamento para que fique claro que essa postura é uma postura do candidato enquanto indivíduo livre que é e dotado de direitos (inclusive de votar e declarar seu voto em quem quiser) e que não reflete, em nenhum momento, a postura de nosso partido.

Seguiremos trabalhando para garantir sempre o desenvolvimento de nossa cidade, de nosso estado e de nosso país jamais abrindo mão da defesa do que acreditamos. Não compartilhamos de visões extremistas, não compactuamos com opressões e não seremos, jamais, coniventes com qualquer tipo de ataque à Constituição Federal e ao Estado Democrático de Direito.

Rafael Campos Secretário LGBT do PSB de Florianópolis, Santa Catarina."


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.