ELEIÇÕES
Informações para que você e toda comunidade LGBT votem de forma consciente

Militante trans, Mariana Franco quer ser deputada estadual

Filiada ao PCdoB integrou a lista 'Mulheres que Nos Inspiraram em 2017' feita pelo Portal Catarinas

Publicado em 20/09/2018
Mariana Franco - candidata transexual disputa cadeira na Alesc
'Todas as candidatas e candidatos do PCdoB assumiram compromisso com a pauta LGBT'

Nascida e criada em Jaraguá do Sul, Mariana Franco é candidata pelo PCdoB a deputada estadual em Santa Catarina.

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

Mulher transexual, Mariana tem 32 anos e estuda Serviço Social na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Atualmente, ela é presidente municipal da União Nacional LGBT (UNALGBT) e vice-presidente estadual da UNALGBT-SC.

Mariana milita nos movimentos LGBT e de mulheres há anos e realiza palestra e atividades para a formação de estudantes universitários sobre pautas LGBT.

Ela também participa do Conselho Nacional de Saúde e integrou a lista "Mulheres que Nos Inspiraram em 2017" feita pelo Portal Catarinas.

Esta é a primeira vez que Mariana disputa uma eleição. O Guia Gay Floripa entrevistou a candidata a respeito de suas propostas.

O Brasil é um dos países mais avançados do mundo em relação à proteção e legislação pró-LGBT, mas ainda há desafios para a cidadania arco-íris. Quais suas propostas para que Santa Catarina avance nessa questão?
Precisamos construir projetos que auxiliem a nossa população em diversas instâncias. Os casos de LGBTfobia precisam de notificação adequada nas delegacias. Precisamos ter nosso direito à saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS) assegurado, pois as pessoas trans têm muita dificuldade em conseguir atendimento médico.

Também precisamos que as políticas de Assistência Social atendam pessoas LGBT que sofrem violências, como está previsto, mas raramente ocorre. E de projetos que mantenham jovens LGBT na escola e nos permitam oportunidades de empregos.

Quais são seus projetos para a população do Estado em geral?
Nossa região tem uma vocação específica, ligada à indústria e à tecnologia. É preciso potencializar tudo isso, com investimentos em infraestrutura e logística, contribuindo com a atração de novas indústrias.

É preciso também olhar para as desigualdades que aqui existem, propondo políticas de inclusão social e econômica para mulheres, população LGBT, negras e negros e pessoas com deficiência.

Votar em você é ajudar a eleger pessoas do seu partido e da sua coligação. Quais são esses partidos? Qual o compromisso deles com a cidadania LGBT?
Meu partido (PCdoB) tem participação grande na composição da chapa da coligação e todas as candidatas e candidatos do PCdoB assumiram compromisso com a pauta LGBT.

Todos parlamentares do meu partido que ocuparam cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) construíram histórico de luta com conquistas e avanços para a população LGBT no Estado.

Sobre os candidatos com viabilidade eleitoral dos partidos que compõe a chapa (Podemos, PHS e PDT), quando tiveram mandatos foram coautores de projetos importantes e sempre votaram a favor das nossas pautas.

Essa entrevista faz parte de série do Guia Gay Floripa com candidaturas de LGBT. O objetivo é dar visibilidade as suas propostas, partidos e coligações de forma a colaborar com a decisão do segmento arco-íris e simpatizantes na hora do voto.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.