Escócia será 1º país a ter história LGBT no currículo escolar

Medida inclui superação da discriminação contra segmento, norma que existe no Brasil

Publicado em 09/11/2018
Escócia será primeiro país a ensinar direitos LGBT nas escolas
Iniciativa vai reparar consequências negativas de época na qual era proibido tratar esses temas

Enquanto no Brasil, conservadores fazem escândalo por causa de uma simples questão sobre dialeto de travestis no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), lá fora há quem abrace o público arco-íris de modo pioneiro.

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

A Escócia será o primeiro país a ter direitos LGBT na grade curricular das escolas estaduais. O governo aceitou na íntegra as recomendações do grupo Time for Inclusive Education (TIE).

Segundo o The Guardian, os colégios serão obrigados a ensinar alunos sobre história dos movimentos LGBT, combater a homofobia e a transfobia e explicar a identidade LGBT. 

No Brasil, a superação da discriminação está no rol de deveres das escolas. 

Cofundador do TIE, Jordan Daly disse que o "legado destrutivo" da seção 28 chegou ao fim. Esta legislação, introduzida em 1988, proibiu as autoridades locais do Reino Unido de "promover" a homossexualidade, até que foi finalmente revogada na Escócia em 2001 e no resto do Reino Unido dois anos depois.

"Em um momento de incerteza global, isso envia uma mensagem forte e clara aos jovens LGBTI de que eles são valorizados aqui na Escócia", disse Daly.

Um estudo da TIE descobriu que nove em cada 10 escoceses LGBTI sofrem homofobia na escola e 27% relataram que tentaram suicídio após serem vítimas de bullying.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.