Emerson Ferretti é 1º presidente gay de grande clube de futebol

Ex-goleiro assumiu-se homossexual em 2022

Publicado em 03/12/2023
Emerson Ferretti é primeiro gay presidente de grande clube de futebol
Emerson presidirá o Bahia até 2026

Pela primeira vez, um grande clube brasileiro conta com um presidente abertamente gay.

Curta o Guia Gay no Instagram

O ineditismo coube a Emerson Ferretti, eleito presidente da Associação Atlética da Bahia, no sábado 2. Ele é o único homossexual a presidir um clube que disputa uma das quatro primeiras divisões do Campeonato Brasileiro.

"A eleição tem uma importância sem precedentes, vale lembrar que foi o Bahia que inaugurou o trabalho de ações afirmativas no futebol brasileiro que culminou na primeira torcida LGBTQ+ plenamente integrada a um clube de futebol na América Latina, que é a nossa LGBTricolor", comemorou Onã Rudá, presidente do coletivo de torcidas LGBT Canarinhos. 

O ex-futebolista venceu com 1.089 dos 3.179 votos válidos. Ele presidirá o Bahia até 2026.

Com passagens por clubes como Grêmio, Flamengo e o próprio Bahia, o ex-goleiro deixou os campos em 2007 e se assumiu gay em 2022. Hoje ele está com 52 anos.

Em entrevistas nos últimos anos, ele revelou o quanto ser o medo da homofobia no esporte o atrapalhou na carreira e lhe trouxe medo. 

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.