ELEIÇÕES
Informações para que você e toda comunidade LGBT votem de forma consciente

De Xanxerê, Amarildo Narciso quer ser deputado federal pelo Psol

DJ e promotor de eventos tem proposta que vão de eletrificação rural até a área da biotecnologia

Publicado em 23/09/2018
Amarildo Narciso: candidato gay a deputado federal de Xanxerê por Santa Catarina
'Regulamentação do CNJ sobre união gay se deu após ação feita pelo Psol', diz

Natural de Xanxerê, no oeste do Estado, onde reside até hoje, Amarildo Narciso é candidato a deputado federal pelo Psol por Santa Catarina.

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

Gay assumido desde os 17 anos, Amarildo está com 30 anos, é DJ e promotor de eventos.

"Luto por uma igualdade que nem sempre é respeitada, pois vivemos em um país que ainda tem muito preconceito", diz o psolista.

O Guia Gay Floripa entrevistou o candidato a respeito de suas propostas.

O Brasil é um dos países mais avançados do mundo em relação à proteção e legislação pró-LGBT mas ainda há desafios para a cidadania arco-iris. Quais duas propostas para que o País avance nesta questão?
Os direitos civis dos homossexuais, como o casamento de pessoas do mesmo sexo e a adoção de crianças por casais homoafetivos, a criminalização da homofobia e a implementação do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos LGBTQ são algumas das demandas do movimento LGBT

Aprovar no Congresso Nacional o Projeto de Lei da Identidade de Gênero Brasileira – conhecida como a Lei João W. Nery – que regulamenta o direito ao reconhecimento da identidade de gênero das pessoas trans, com base no modo como se sentem e veem, dispensar a morosa autorização judicial, os laudos médicos e psicológicos, as cirurgias e as hormonioterapias. 

Como nos processos de adoção interessa o bem-estar da criança que será adotada, dar tratamento igual aos casais adotantes, com todas as exigências e cuidados iguais para ambas as modalidades de união, homo ou heterossexual.

Normatizar e especificar o conceito de homofobia no âmbito da administração pública e criar mecanismos para aferir os crimes de natureza homofóbica. Incluir o combate ao bullying, à homofobia e ao preconceito no Plano Nacional de Educação.

Garantir e ampliar a oferta de tratamentos e serviços de saúde para que atendam as necessidades especiais da população LGBTQ no Sistema Único de Saúde (SUS). Assegurar que os cursos e oportunidades de educação e capacitação formal considerem os anseios de formação da população LGBTQ para garantir ingresso no mercado de trabalho.

Considerar as proposições do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos LGBTQ na elaboração de políticas públicas específicas para populações LGBTQ.

Quais são seus projetos para a população brasileira em geral?
Saúde, agricultura, ensino profissionalizante e desenvolvimento regional são meus compromissos fortes no Congresso Nacional. Firmeza, ética, articulação e coerência são minhas marcas pessoais e acredito na política de resultados.

Ao longo de meus quatro anos irei construir competências como defensor do SUS, da biotecnologia, do cooperativismo, da eletrificação rural, do voluntariado, das questões de gênero e geracionais, lutar por mais igualdade para mulheres e LGBTQ. Quero trazer mais conquistas para Santa Catarina. E mais esperança. 

Votar em você é ajudar a eleger pessoas do seu partido e da sua coligação. Quais são esses partidos? Qual o compromisso deles com a cidadania LGBT?
Meu partido é o Psol e nossa coligação é Psol/PCB. Haverá garantia a todos os casais, do mesmo ou de diferentes sexos, os mesmos direitos na lei. Rendimento: igualdade e dignidade para famílias LGBT.

Modo de preparo: pegue a regulamentação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que permitiu que casais do mesmo sexo já possam se casar em qualquer cartório. Essa conquista se deu após uma ação feita pelo Psol no Rio de Janeiro!

Adicione um bocado de educação para a diversidade. Some a muito debate com a sociedade para mudar a visão conservadora sobre diversidade sexual. Então atualize o Código Civil para registrar esse direito na letra da lei.

Essa entrevista faz parte de série do Guia Gay Floripa com candidaturas de LGBT. O objetivo é dar visibilidade as suas propostas, partidos e coligações de forma a colaborar com a decisão do segmento arco-íris e simpatizantes na hora do voto.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.