Cientistas descobrem pererecas machos tentando copular

Registro é inédito entre duas espécies bastante populares no País

Publicado em 05/10/2025
Pererecas sapos gays vistos em Recife
A perereca-araponga é endêmica do Brasil. Foto: Glauco Oliveira

Pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) descobriram comportamento inédito entre pererecas machos.

Curta o Guia Gay no Instagram

O flagra mostra animais das espécies Boana albomarginata e Boana raniceps - conhecidas, respectiva e popularmente, como perereca-araponga e perereca-de-banananeira - em posição de "abraço nupcial".

A ação foi registrada em março durante pesquisa de campo em área de mata atlântica em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana de Recife, e divulgada só agora pelo G1.

O "abraço nupcial" é chamado na literatura científica de amplexo e feito entre machos e fêmeas antes da cópula.

"O macho realiza [o abraço nupcial] na fêmea, para que eles deem início ao processo reprodutivo em que ela coloque os óvulos e ele coloque os espermatozoides. E daí tem a fecundação", explicou, à reportagem. o universitário João Cunegundes, que integra a equipe do Laboratório de Estudos Herpetológicos e Paleoherpetológicos (LEHP), sob orientação do professor doutor Geraldo Moura.

Já existem registros de pererecas machos que confudem a fêmea com outros machos ou objetos, mas essa foi a primeira vez que o fenômeno foi observado entre essas duas espécies.

Os pesquisadores também perceberam que a perereca da espécie Boana raniceps emitia um som.

Emitir som é comum nesse momento, mas a vocalização encontrada foi diferente das já registradas.

"A gente viu que tinha padrões diferentes, estatísticas de canto diferentes. (...) A gente pode trazer esse dado para que as pessoas futuramente possam pesquisar essa espécie com um olhar diferente, visto que é uma espécie amplamente distribuída no Brasil", disse o pesquisador.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.