ELEIÇÕES 2022
Central de notícias e análises sobre LGBT e os pleitos estaduais e federal deste ano.

Candidato Dio Adelino quer avanço de direitos LGBT em Santa Catarina

Bacharel em ciências políticas e Relações Internacionais busca vaga na Assembleia Legislativa

Publicado em 25/09/2022
Dio Adelino: candidato gay a deputado estadual em Santa Catarina
Dentre suas propostas estão dar mais atenção aos jovens e idosos, melhorar a mobilidade urbana e a educação

Bacharel em ciências políticas e em Relações Internacionais, Dio Adelino é candidato a deputado estadual pelo Solidariedade em Santa Catarina.

Curta o Guia Gay no Instagram

Filho de um pintor e de uma dona de casa, Dio estudou em escola pública, fez seu primeiro curso universitário com bolsa do Prouni e iniciou sua luta por direitos sociais aos 14 anos ao fundar uma associação de teatro.

Casado com João Daniel há 18 anos, Dio afirma que há muito para ser conquistado em Santa Catarina.

Dentre suas propostas estão dar mais atenção aos jovens e idosos, melhorar a mobilidade urbana e a educação e elaborar política para manter empregos no turismo durante a baixa estação. 

O candidato falou com o Guia Gay Floripa:

O Brasil é um dos países mais avançados do mundo em direitos LGBT, mas ainda há desafios para a cidadania arco-íris. Quais suas propostas para que Santa Catarina avance nesse campo?
O nosso país tem muitas leis, mas cumprí-las talvez seja o maior desafio. Em Santa Catarina, diversos casos de homofobia seguem sem solução. Nós LGBT ainda temos a barreira de fazer o sistema cumprir o seu papel em nossa defesa.

São inúmeros os casos de homofobia registrados em órgãos, tais como crimes de agressão, violência física, verbal etc. 

Enquanto deputado estadual de Santa Catarina lutarei muito para dialogar com todos os demais parlamentares para que juntos possamos atuar junto às mais diversas instituições e contribuir com a efetivação dos direitos conquistados. É possível vivermos com todos os direitos conquistados e novos direitos a serem garantidos, mas isso também começa com o voto.

Nosso Estado não tem nenhuma lei estadual para a população LGBT. Já foi feito e apresentado projeto de lei em 2014 para a criação do Conselho Estadual LGBT, porém, devido a um grande grupo conservador, a proposta não foi para frente.

Santa Catarina precisa de representantes LGBT para lutar por políticas públicas para nossa comunidade e para isso precisamos de parlamentares LGBT.

Fora a questão LGBT, quais seus projetos para a população catarinense em geral?
Poderei fazer muito pela nossa gente. Meus projetos serão focados no acesso ao primeiro emprego do jovem, à saúde de qualidade, à mobilidade urbana, quem mora em Santa Catarina sabe o desafio de ir de um lado para o outro no nosso Estado e não, não estou falando do verão catarinense, vivemos o caos anualmente.

Além disso, nossas escolas precisam de melhorias e nossos alunos e professores de mais atenção, nosso litoral não aguenta mais viver de verão, inúmeros empreendedores vão à falência por falta de politica pública de qualidade para o turismo de inverno.

Nossos jovens precisam de projetos e programas para se ocupar, seja na cultura ou no esporte. Nossos idosos necessitam de programas que valorizem a melhor idade e toda sua sabedoria.

É preciso dar apoio aos direitos humanos da comunidade LGBT, dos povos indígenas, das mulheres, dos negros, das pessoas com necessidades especiais. Precisamos de agentes públicos que querem trabalhar em prol da comunidade, com empatia, maturidade e coragem para buscar a mudança.

Em que seu mandato vai se diferenciar ou inovar em relação ao que se tem na política atualmente?
Acredito que política se faz com o apoio de todos. Precisamos quebrar este sistema oligárquico que sempre elege os mesmos e a vida do catarinense segue igual. Peço que vejam meu currículo, que analisem minhas propostas para que juntos possamos fazer a renovação no Estado de Santa Catarina, assim como em todo Brasil.

Essa entrevista faz parte de série do Guia Gay Floripa com candidaturas de pessoas LGBT. O objetivo é dar visibilidade as suas propostas de forma a colaborar com a decisão do segmento arco-íris e simpatizantes na hora do voto.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.