SUS tem mais tentativas de suicídio de adultos LGBT que de jovens

Registros ocorreram entre 2015 e 2017. Total de casos foi de 1.752

Publicado em 17/07/2020
suicídio lgbt sus pesquisa estudo brasil
No levantamento, 71% de LGBT que tentaram tirar a própria vida tinham entre 20 e 59 anos de idade

Um dos temas mais delicados dentro da diversidade de orientação sexual e identidade de gênero, o suicídio, ganhou importante dado. Levantamento feito no Sistema Único de Saúde (SUS) entre 2015 e 2017 encontrou 1.752 casos de tentativas de LGBT tirarem a própria vida. 

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

Um dos aspectos que chamou a atenção do autores do estudo foi a idade de quem passou por essa situação. A maioria foi de adultos (entre 20 e 59 anos de idade), que representaram 71% dos casos. 

Mais
>>> 61% dos casos de violência sofrida por LGBT ocorreram em casa

O segundo segmento em quantidade é o de adolescentes entre 15 e 19 anos de idade, com 22,7%. O levantamento não mostra os números relativos a jovens de 10 a 14 anos e a idosos (60 anos ou mais). 

A pesquisa, publicada na Revista Brasileira de Epidemiologia, chama-se Perfil das Notificações de Violências em Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais Registradas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação, Brasil, 2015 a 2017. 

Não é feito comparativo do número de LGBT que tentaram suicídio com a taxa da população em geral. 

O estudo não inclui os suicídios consumados e tem com base informações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), aplicado no SUS. 

Desde outubro de 2014, esse sistema, que diz respeito a casos de violência interpessoal ou autoprovocada, inclui orientação sexual e identidade de gênero. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.