Incidência de hepatite C é baixa dentre gays e bi que usam Prep

Estudo australiano não constatou aumento de doença em homens que tomam pílula que previne HIV

Publicado em 16/05/2022
hepatite C
Estudo monitorou incidência de infecção pelo vírus da hepatite C dentre usuários de Prep

Um estudo descobriu que a incidência de hepatite C é baixa dentre gays e bissexuais que fazem uso da profilaxia de pré-exposição ao vírus HIV, a Prep.

Curta o Guia Gay no Instagram

O estudo chamado EPIC-NSW recrutou 9.596 homens com alto risco de HIV em 31 clínicas de Nova Gales do Sul e no Território da Capital Australiana, na Austrália.

Dos participantes, 0,9% já haviam tido contato com a hepatite C e durante o tempo da pesquisa apenas 0,2% foram infectados com o vírus.

Os pesquisadores identificaram que os infectados pela hepatite C eram mais velhos (41 anos em média, contra os 34 anos da média do total de participantes) e costumavam fazer uso de metanfetamina.

"A implantação da Prep não resultou em altos níveis de incidência de HCV [vírus da hepatite C] em nossa população", constatou a epidemiologista e professora da Universidade Macquarie em Sydney Janaki Amin, ao site médico Healio.

“Com um bom envolvimento no atendimento e testes adequados de HCV, em um cenário de baixa prevalência de HCV com acesso ao tratamento de HCV, o HCV pode ser eliminado nessa população.”

"Pensava-se que a Prep para o HIV poderia resultar em uma mudança nos comportamentos de risco associados a um risco aumentado de HCV", analisou.

"Em países com uma prevalência maior do que a Austrália de HCV dentre homens gays e bissexuais HIV-negativos, há uma incidência preocupante de HCV para homens em Prep."

A Prep, ingestão diária de um comprimido, pode prevenir em cerca de 99% a infecção pelo HIV. 

A hepatite C pode ser transmitida principalmente pelo contato com sangue contaminado e, apesar de menos comum, por relações sexuais desprotegidas, dentre outros meios.

Até cerca de 80% dos contaminados podem desenvolver a doença de forma crônica e 20% desses casos podem evoluir para cirrose hepática e levar à morte.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.