Evite HIV: veja quais as 12 primeiras cidades a oferecer PrEP

Profilaxia Pré-Exposição ao HIV consiste na ingestão diária de um comprimido formado pela combinação de Tenofovir e Emtricitabina

Publicado em 28/08/2017
12 cidades brasileiras terão a PrEP - profilaxia pré-exposição ao HIV no SUS
Terapia para prevenir infecção pelo HIV será oferecida gratuitamente pelo SUS

Após períodos de estudo em algumas capitais, a Profilaxia Pré-Exposição ao vírus HIV, chamada de PrEP, será implementada em 12 cidades brasileiras.

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Fortaleza, Brasília e Manaus são as cidades que em um primeiro momento receberão o programa de prevenção.

Mais
>>> 5 dicas para você que for fazer teste de HIV comprado em farmácia
>>> Nenhum gay com HIV indetectável infectou parceiro, diz estudo

Na semana passada, a ação foi apresentada a coordenadores estaduais e municipais dessas regiões pelo Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV).

Para a diretora do DIAHV, Adele Benzaken, as populações-chave não podem ficar de fora dessa estratégia de prevenção. "Temos que dar acesso a esse projeto a quem mais precisa, como a população trans e as pessoas profissionais do sexo", disse.

A PrEP nada mais é do que o uso da combinação dos antirretrovirais Tenofovir e Emtricitabina (conhecida pelo nome comercial Truvada) em um único comprimido por pessoas não infectadas pelo HUV e que mantêm relações de risco com frequência. É preciso tomar o medicamento diariamente, assim como os soropostivos tomam. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda, desde 2012, a oferta de PrEP para casais sorodiferentes (quando uma das pessoas tem HIV e a outra não); gays, homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo e pessoas transgêneros (travestis e transexuais), consideradas populações-chave.

O programa será oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas ainda não foi informado quando ele será implementado.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.