Cresce em 28% número de casos de sífilis no Brasil

Doença pode levar anos para se manifestar em sua última e terrível fase

Publicado em 28/10/2019
Cresce número de casos de sífilis no Brasil
Bactéria que causa a doença pode ser combatida com benzetacil

Doença bastante antiga e cada vez mais presente, ao menos no Brasil.

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

Cresceu em 28% o número de infecções por sífilis no País em 2018.

No total, foram catalogados 158 mil casos da doença no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

A sífilis é transmitida por meio de uma bactéria chamada Treponema pallidum por contato sexual, mas também pelo sangue ou mucosa, em casos mais raros.

A infecção apresenta quatro fases. Na primeira, aparece uma ferida no local por onde a bactéria entrou (seja boca, ânus, pênis, vagina etc) cerca de 10 a 90 dias após o contágio.

A ferida não dói nem coça e pode vir acompanhada por ínguas (caroços) na virilha.

Entre seis semanas e seis meses após o aparecimento e a cicatrização da ferida, inicia-se a segunda fase da doença. Podem surgir manchas pelo corpo, sobretudo palmas das mãos e pés, que geralmente não coçam, além de febre, mal-estar, dor de cabeça e novamente ínguas. 

Em ambas as fases, o perigo de contágio é muito grande já que há muitas bactérias tanto na ferida (na primeira fase) quanto nas manchas (na segunda fase).

Depois, vem a fase latente, na qual a sífilis não apresenta sintomas. Esta fase pode durar de dois a até 40 anos após a infecção.

Por fim, a última e mais perigosa das fases. Nela, a doença pode se espalhar por inúmeras partes do corpo levando a lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, e, inclusive, levar o paciente à morte.

O diagnóstico é feito por meio de um teste rápido (resultado em 30 minutos) disponível no Serviço Único de Saúde (SUS). A penicilina benzatina (benzetacil) é a principal e forma mais eficaz de tratar a doença.

Para evitar o contágio, a melhor forma é fazer sexo com preservativos.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.