Covid: pessoas com HIV passam a ser grupo prioritário em vacinação

Decisão do Ministério da Saúde determina que grupo será imunizado após pessoas de 60 anos

Publicado em 30/03/2021
hiv prioritario covid pessoas com aids
Em alguns Estados, grupos que estariam atrás de pessoas com HIV, entretanto, estão sendo priorizadas

Pessoas com HIV entre 18 e 59 anos entraram no grupo prioritário para a vacinação contra a covid-19.

Curta o Guia Gay no Instagram

Portaria recém-publicada pelo Ministério da Saúde incluiu todos indivíduos soropositivos para HIV no grupo de pessoas com comorbidades.

A recomendação anterior, divulgada em janeiro, era de que apenas quem tivesse CD4 (células de defesa) menor que 350 teriam prioridade na imunização.

Pela portaria que determina quais são os grupos prioritários para a vacina, pessoas de 18 a 59 anos com comorbidades aparecem depois do grupo de pessoas de 60 a 64 anos.

Segundo o documento assim que todas as pessoas com mais de 60 anos tenham sido vacinadas na cidade, todas as pessoas com HIV - acima de 18 anos - já poderão receber a primeira dose.

Depois viriam pessoas com deficiência permanente, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, trabalhadores da educação, forças de segurança, Forças Armadas e trabalhadores do transporte coletivo.

No entanto, essa ordem não está sendo seguida por várias cidades e Estados. 

Na cidade de São Paulo, por exemplo, profissionais de segurança e professores já poderão receber vacina, respectivamente, a partir dos próximos dias 5 e 12 de abril. 

Enquanto isso, a prioridade por faixa etária ainda está em 69 anos ou mais.

Para receberem a vacina, indivíduos com HIV deverão apresentar receituário dos antirretrovirais, exames, relatório médico ou prescrição médica.

A lista de comorbidades, além de HIV, inclui, dentre outras situações, diabetes, síndrome de Down, fibrose cística, hipertensão, cirrose hepática, cardiopatias e obesidade mórbida (índice de massa corporal - IMC - acima de 40). Este grupo representa cerca de 18 milhões de brasileiros.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.