População contraria igreja e aprova casamento gay em Cuba

Referendo teve 66% a favor dessa bandeira histórica do movimento LGBT do país

Publicado em 26/09/2022
marcha lgbt gay cuba
Tentativa de reconhecer direitos LGBT na ilha em 2019 foi rechaçado

Com oposição contrária da Igreja Católica, a população de Cuba aprovou em referendo neste domingo 25 o casamento entre pessoas do mesmo sexo, uma das principais bandeira do movimento LGBT no país. 

Curta o Guia Gay no Instagram

Além disso, com a decisão, a legislação cubana passa a aceitar a redesignação sexual e a barriga de aluguel, importante para casais de pessoas LGBT que não podem ter filhos naturalmente. 

As mudanças estão no chamado Código das Famílias, que vai ser incorporado à Constituição, feita em 2019. Nesse ano, tais proteções aos direitos LGBT foram rejeitadas.

O governo fez campanha de mídia a favor da aprovação. O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, mostrou sua posição favorável. 

"É a esperança de milhares de pessoas cujas vidas estão marcadas por histórias de exclusão e silêncio. Seres humanos que sofreram e sofrem os vazios de nossas leis", disse antes da votação.

Representante do não, a Conferência de Bispos Católicos de Cuba alegava que mudar a lei abriria as portas para a ideologia de gênero no país. 

Tags: cuba

Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.