10 filmes gays para ver na TV no fim de semana

Publicado em 03/04/2014

Marcio Claesen

Você assina aquele pacote gordo de TV a cabo e parece que os filmes apresentados são sempre os mesmos. Sim e não. É verdade que os canais repetem à exaustão uma porção de filmes por semanas a fio, mas há sempre boas produções, nem que sejam em horários um tanto ingratos. Pode dar bastante preguiça de olhar toda a programação até achá-los, mas nós fizemos esse trabalho para você.*

Dentre comédias, dramas e documentários, sucessos de bilheteria ou ignorados pelas distribuidoras, encontramos dez filmes com temática LGBT que podem ser vistos dentre sexta, 04, e domingo, 06. A seleção está em ordem cronológica. 

1. Desejo Proibido (HBO Signature, sexta, 8h)

Produção de 2000 feita a para a TV com três episódios passados em épocas distintas (1962, 1971 e 2000) e dirigidos por Jane Anderson, Martha Coolidge e Anne Heche. Todos focam em casais de lésbicas. Vanessa Redgrave (no 1º), Chlöe Sevigny (no 2º) e Sharon Stone (no último) se destacam.

2. Americanos na Cama (HBO, sexta, 8h13)

Inédito nas nossas telonas, o documentário de Philippa Robinson mostra a vida de casais de idades, raças e orientações sexuais diferentes. Dentre eles, os gays George e Farid, que nunca imaginaram que gostariam tanto de uma vida familiar, e as lésbicas Linda e Margie, que se apaixonaram após uniões héteros que não prosperaram.

3. Bullying (Telecine Touch, sexta, 9h40)

O próprio diretor Lee Hirsch foi vítima de bullying durante toda sua época de colégio. Neste documentário de 2011, ele mostra diversos personagens - como um garoto gay e um transgênero que se identifica como lésbica - sofrendo com as intensas provocações e maldades dos "coleguinhas" da escola.

4. Para Wong Foo (Telecine Fun, sexta/sábado, 1h20)

Após o sucesso inesperado do australiano Priscilla, a Rainha do Deserto (1994), os norte-americanos resolveram investir no filão drag queen. O roteiro é sofrível e se pretende dignificante. O longa só não é um desastre completo porque vale a pena ver os machões Patrick Swayze e Wesley Snipes de perucas e plataformas em ótimas atuações.

5. Laurence Sempre (Max*e, sábado, 15h40)

Superestimado em Como Matei Minha Mãe e Amores Imaginários, seus dois primeiros longas, o canadense Xavier Dolan finalmente elabora aqui uma história aqui uma história humana que se sobressai ao estilo "moderninho" do diretor. O roteiro trata de um homem (Melvil Poupaud) que resolve se tornar mulher, mas continua com a mesma namorada. 

6. Cruzeiro das Loucas (Megapix, sábado, 20h05)

O mais fraco da seleção mostra dois amigos (Cuba Gooding Jr. e Horatio Sanz) que pretendiam embarcam num cruzeiro para pegar mulheres, mas acabam num navio com roteiro para homossexuais. Cuba ainda está charmoso no filme, mas as piadas, em se tratando de uma comédia para o grande público, são estereotipadas demais.

7. Antes do Anoitecer (Telecine Cult, sábado, 22h)

O longa de Julian Schnabel é uma cinebiografia do escritor Reynaldo Arenas (Javier Bardem) e sua luta contra o preconceito por ser homossexual na ditadura cubana dos anos 1960. Bardem levou sua primeira indicação ao Oscar pelo filme e a presença de Johnny Depp em dois papéis - um deles como a travesti Bon Bon - só engrandece mais esse belo trabalho.

8. Magic Mike (Telecine Premium, sábado/domingo, 0h05)

Não é um filme sobre uma história gay, mas não há como não ligá-lo à cultura homossexual. Gays de todas as partes fizeram filas nos cinemas para verem gatões como Channing Tatum e Matthew McConaughey tirarem as roupas no longa que fala sobre um clube de striptease para mulheres.

9. O Retrato de Dorian Gray (HBO Plus*e, sábado/domingo, 4h55)

O famoso livro de Oscar Wilde sobre um rapaz estonteamente belo que nunca envelhece após fazer um sinistro pacto com seu próprio quadro ganhou a versão mais recente nos cinemas pelas mãos de Oliver Parker. Ben Chaplin está aquém do protagonista que interpreta, mas Colin Firth, a direção de arte e a primeira metade do longa (a segunda não dá conta do ritmo frenético e assustador da história) servem bem aos insones da madrugada.

10. O Beijo da Mulher-Aranha (Canal Brasil, domingo, 14h55).

Responsável pelo Oscar de melhor ator a William Hurt em 1986, o longa de Hector Babenco mostra a relação do vitrinista gay Molina (Hurt) e o guerrilheiro Valentin (Raul Julia) dentro de uma prisão. Sonia Braga está no elenco como parte das histórias contadas por Molina. A fotografia escura não ajuda muito para vê-lo na TV, mas um pequeno clássico como esse vale o empenho.

* Os filmes estão sujeitos a alterações de horário de acordo com as operadoras.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.