Um dos maiores ativistas gays do Brasil, Luiz Mott está com câncer

Decano do movimento explica que doença foi detectada no início e já programa cirurgia

Publicado em 10/11/2020
Luiz Mott: ativista gay diz que está com câncer
Em desabafo, Mott diz que teme ficar com sequela da cirurgia, incontinência urinária

Um dos pioneiros no ativismo LGBT do Brasil e fundador do histórico Grupo Gay da Bahia (GGB) 40 anos atrás, Luiz Mott revelou estar com câncer.

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

O antrópologo e ativista contou que descobriu câncer de próstata em exame de rotina. Notícia péssima, ele declara, justamente no Novembro Azul, mês dedicado à prevenção da doença.

Aos 74 anos, Mott segue a recomendação médica internacional que sugere a todos os homens com mais de 50 anos se submeterem anualmente a exame de toque retal.

"Fui diagnosticado com 'hiperplasia prostática benigna', isto é, a glândula produtora do esperma, que é do tamanho de uma noz, aumentou de tamanho, e por pressionar a bexiga, provoca vontade frequente de urinar, sobretudo à noite", explicou o ativista em artigo nos jornais A Tarde e Correio da Bahia, no domingo 8.

"A descoberta de ter câncer é sempre traumática", conta Mott. "Tive duas irmãs, uma mais velha e outra mais jovem, que morreram de câncer, no pulmão e mediastino. Nenhum caso de câncer prostático na família."

Em conversa com o irmão, médico, o ativista diz que ficou sabendo que câncer de tireóide e de próstata são os mais fáceis de se extirpar. Seu caso está no início e não apresenta metástase.

A ele foram apresentadas duas soluções: dezenas de sessões de radioterapia ou cirurgia. Fala-se sempre que a retirada do órgão, no entanto, deixa os homens com incontinência urinária.

Mott afirma que este era seu maior medo, mas que foi informado que em apenas 3% a 5% dos casos resulta em incontinência persistente a ponto de necessitar de fralda geriátrica.

"Em último caso, descobri que exite nas farmácias uma espécie de modess masculino... Viva!", comemora, com seu bom humor habitual.

O ativista avisa que os próximos passos são agendar a cirurgia, realizar exames e resolver burocracia com plano de saúde, que não cobre integralmente a operação.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.