Fato raro: jogador de futebol Joshua Cavallo se assume gay

Atleta defende o Adelaide United, coletivo australiano

Publicado em 27/10/2021
Jogador gay australiano Joshua Cavallo
'Sei que há outros jogadores gays vivendo no silêncio. Quero ajudar a mudar isso', disse atleta

O futebol ganhou um jogador abertamente gay. O australiano Joshua Cavallo, que defende o Adelaide United, assumiu sua homossexualidade pelas redes sociais.

Curta o Guia Gay no Instagram

"Não foi fácil chegar a esse momento, mas não poderia estar mais feliz com a minha decisão de me assumir. Eu estive lutando contra minha sexualidade por pelo menos seis anos e estou orgulhoso por não precisar mais fazer isso", escreveu o meio-campista, de 21 anos, que também tem nacionalidade italiana. 

Cavallo prosseguiu afirmando que teve medo de se declarar gay e não poder continuar a carreira no esporte.

"No futebol, você tem apenas uma pequena janela para atingir o sucesso, e revelar isso poderia ter um impacto negativo numa carreira", disse.

"Como um jogador gay, sei que há outros vivendo no silêncio. Quero ajudar a mudar isso para mostrar que todos são bem-vindos no futebol e têm o direito de mostrarem quem são de verdade."

"Aqueles que já sabiam disso, me ofereceram amor e apoio em todas as etapas dessa jornada. Eu sou muito grato por isso. Para minha família e amigos: Obrigado. (...) Para minha família do Adelaide United, obrigado por me oferecer o máximo de respeito e aceitação. Me sinto extremamente grato!".

O primeiro jogador de futebol a se assumir gay foi o britânico Justin Fashanu, em 1990, após não aguentar mais fofocas dos tablóides sobre sua orientação. A declaração prejudicou sua carreira e ele se matou em 1997 após ser envolvido em uma acusação de abuso sexual contra um garoto de 17 anos.

O norte-americano Robbie Rogers teve um "outing" muito divulgado em 2013, mas foi feito juntamente a seu anúncio de aposentadoria no esporte, aos 26 anos, por não ver possibilidade para conitnuar jogando e sendo gay ao mesmo tempo.

Dentre os poucos atletas a se assumirem no esporte também está o norte-americano Collin Martin, que se revelou em 2018, aos 23 anos. Ele atua pelo San Diego Loyal hoje.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.