Almodóvar diz estar assustado com aumento da homofobia na Espanha

Diretor afirma que nunca imaginou que em 2021 situação estaria tão preocupante

Publicado em 05/10/2021
pedro almodovar gay homofobia
'Agora vejo mais ataques homofóbicos nas ruas do que nunca', conclui.

O cineasta espanhol Pedro Almodóvar afirmou que vê chocado como o preconceito ainda está na sociedade e que percebe mais ataques contra gays hoje em dia do que antes.

Curta o Guia Gay no Instagram

"Na verdade, quando penso nos anos 80 e na maneira como vivíamos e na luta dos anos 70, por exemplo, nem mesmo no meu pior pesadelo eu teria pensado que em 2021 seríamos socialmente como somos agora e que haveria um partido de extrema-direita no Congresso", afirmou o diretor, de 72 anos, ao site InfoLibre.

"Eu nunca teria pensado nisso. Quer dizer, acho que a sociedade não estava lutando para que isso acontecesse 40 anos depois. Para mim, é mais do que uma decepção", prosseguiu.

"É uma realidade muito preocupante. Agora vejo mais ataques homofóbicos nas ruas do que nunca. Não sei se aconteciam mais antes e não foram falados porque a mídia não os noticiou, mas esses ataques são evidentemente um reflexo da política que está sendo feita neste país e dos políticos que temos."

Para Almodóvar, que é abertamente gay, as pessoas não se atreveriam as pessoas não se atreveriam a fazer tais barbaridades se não existissem partidos de extrema-direita.

"Acho que muito já foi conquistado, mas parece que, principalmente nos últimos tempos, está havendo uma espécie de retrocesso. É por isso que acredito que não devemos baixar a guarda", acredita.

"Temos que relatar tudo o que precisa ser relatado e não ficar calados. Não há palavras para o assassinato desse menino. Acho que temos que fazer algo semelhante ao que foi o #MeToo para os americanos."

Almodóvar se referiu ao assassinato do brasileiro Samuel Luiz Muñiz, que vivia na Espanha desde criança.

No início de julho, o rapaz gay de 24 anos, foi espancado até à morte por vários homens na porta de uma boate em La Coruña. O caso comoveu o país e ganhou repercussão mundial.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.