Transforma: festival LGBT em Floripa exibirá mais de 60 filmes

Terceira edição do evento oferecerá série de ações presenciais e virtuais

Publicado em 05/12/2021
transforma festival de cinema da diversidade santa catarina
Mostra Competitiva apresentará filmes realizados em formato de curta-metragem com até 25 minutos

Entre 14 e 18 de dezembro, Floripa sedia o maior festival de cinema LGBT do Sul do País.

Curta o Guia Gay no Instagram

O III Transforma - Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina apresentará mais de 60 filmes sobre orientação sexual e identidade de gênero na Sala Gilberto Gerlach do Centro Integrado de Cultura (CIC).

Uma das organizadoras do evento, Lirous K'yo Fonseca Ávila falou sobre a importância de ver, por exemplo, pessoas trans nas telas.

"Eu penso na Transforma como ferramenta de reparação social. Há alguns anos víamos muitas travestis e pessoas transexuais que nunca haviam estado dentro de uma sala de cinema. Hoje, vemos elas nos palcos da Transforma apresentando um festival de cinema, nas poltronas assistindo, sendo homenageadas e recebendo prêmios em diversas categorias."

Em sua terceira edição, o festival oferecerá uma série de ações em modelo híbrido (presencial e virtual), com produções de diferentes regiões do Brasil, painéis temáticos, oficinas formativas e shows nacionais.

Um dos destaques deste ano fica por conta da Mostra Competitiva, que apresentará filmes realizados em formato de curta-metragem, com até 25 minutos, nas categorias de ficção, documentário e experimental.

Responsável pela programação, Thomas Dadam,afirma que houve preocupação em retratar a diversidade e a pluralidade presentes no País. 

"Para nós, idealizadores e produtores do festival, essa é uma grande conquista, pois entendemos que o evento, hoje, é uma importante janela do cinema brasileiro, atingindo realizadores de norte a sul do país", comemora.

Uma das novidades para a edição de 2021 é a entrega do troféu Unicórnio de Ouro, que será entregue a vencedores de 22 categorias, como melhor filme (pelo júri técnico e voto popular), ator, atriz, roteiro e direção.

Em paralelo, será realizada, em 18 de dezembro, a TransforME, espaço dedicado exclusivamente para produtores, obras e projetos LGBT. Um evento inédito no país, com o objetivo de ampliar a discussão e potencializar narrativas que abordam questões relevantes sobre diversidade sexual e de gênero.

Idealizado e organizado pela Bapho Cultural e a Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade (Adeh), o evento é um projeto financiado pelo edital Prêmio Catarinense de Cinema (PCC/2019), do Governo do Estado de Santa Catarina e conta com apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), Vitrine Filmes e Olhar Distribuidora.

A programação está no site do festival clicando aqui.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.