Tchaka, Madonna e Diana são homenageadas em exposição em Londres

Obras da pintora Milenna Saraiva retratam personalidades que lutam ou lutaram por uma sociedade melhor

Publicado em 20/11/2019
Tchaka, Madonna e Lady Di são homenageadas pela pintora Milenna Saraiva em Londres
Tchaka, Madonna e Lady Di: exemplos de militância e homenageadas na mostra

O que Madonna, Marielle Franco, Lady Di, Malala Yousafzai e Tchaka têm em comum? Todas são homenageadas em exposição que abre dia 26 em Londres.

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

A mostra se chama Cultural Diaries e reúne quatro pintores de diversos locais do mundo: a brasileira Milenna Saraiva, o britânico Tom Cox, o canadense KV Duong e a australiana Michelle LKC.

É de Milenna a série de retratos abstratos que se chama "Empaths" (empatas), que ela explicou, com bastante delicadeza, à nossa reportagem.

"Empaths é sobre pessoas que têm uma coisa em comum: têm empatia pelos outros, que doam suas vozes para fazer o bem para a sociedade", disse a artista.

Bastante antenada com o que acontece no mundo, Milenna diz que resolveu usar sua arte para falar. "Foi um jeito que eu decidi falar sobre isso sem precisar me explicar muito. Em vez de colocar o foco nas coisas ruins que estamos vendo, as pessoas horríveis que estão no poder hoje, resolvi colocar a luz dos holofotes nas pessoas que estão fazendo o bem para a sociedade ou que fizeram."

"Então, temos aí a Marielle, eu pintei o Dalai Lama, o Chico Mendes, a Madonna.... Todas são pessoas que têm ou tiveram uma atividade de ativismo forte há bastante tempo."

A representante do ativismo LGBT brasileiro na mostra é Tchaka, drag queen que consegue aliar com desenvoltura o humor e a leveza da arte drag com a responsabilidade da militância por uma causa maior e que tem extrapolado os limites de São Paulo, cidade que a tornou conhecida.

"Nas minhas pesquisas, eu tenho visto muito o nome da Tchaka e o que ela tem feito pela comunidade LGBT. Eu queria muito colocar uma pessoa brasileira que defendesse a bandeira LGBT. Eu a encontrei, acabou que um amigão meu a conhece, e não só o que ela fez pela comunidade, o que ela faz, mas a aparência dela, tudo isso me atraiu muito para que eu a pintasse", explicou.

E qual a técnica que a artista usa? "Na verdade, eu quero capturar a essência da pessoa, não só física, mas a essência da alma, da energia da pessoa, a vibração da pessoa, através de pinceladas soltas, fortes, com bastante tinta, com bastante movimento. É uma coisa mais expressiva do que representacional."

Retratos de Milenna Saraiva que serão exibidos em Londres
Julian Assange, Malala Yousafzai e Dalai Lama

Paulistana de nascimento, Milenna viveu na capital até os 18 anos. Depois, foi estudar pintura em uma universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e por lá ficou por 14 anos, até 2012. Hoje, ela tem um ateliê na Vila Madalena, Zona Oeste da cidade.

Após muitas exposições em países como Brasil, Portugal, Canadá e Estados Unidos, esta será a primeira vez que expõe em Londres. 

"Eu tento não ter uma expectativa muito alta. O que tento fazer sempre é dar o meu melhor, pintar o meu melhor. Eu gostaria que as pessoas olhassem pras minhas obras e se elas não conhecerem as pessoas que eu retratei, que elas me perguntem quem essas pessoas são, que elas procurem sabem quem são, o que elas fazem. Acho que isso só, para mim, já vai ser uma grande vitória", conclui.

A exposição é organizada por Focus Ldn, uma plataforma artística feita por artistas, que têm produzido exposições e eventos com artistas emergentes e já consagrados, desde 2016.

A private view acontece no dia 26 na galeria de arte Old Brompton Gallery, no bairro de Kensington, em Londres, de 18h às 21h. A exposição segue aberta para o público de 27 de novembro até 1º de dezembro, de 11h às 19h.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.