Prêmio de cinema nos EUA acaba com categorias masculina e feminina

Mudança sinaliza intenção de não excluir pessoas trans não-binárias

Publicado em 07/08/2021
Gotham Independent Film Awards gender
Premiação existe desde 1991. Cada uma das novas categorias terá 10 indicações

Os gêneros masculino e feminino não vão mais existir nas categorias de atuação do Gotham Independent Film Awards.

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

O prêmio de cinema, entregue desde 1991, anunciou que unificará as categorias de melhor ator e atriz para melhor performance protagonista.

Melhor ator coadjuvante e melhor atriz coadjuvante também se tornarão uma só categoria, que se chamará mehor performance coadjuvante.

A mudança sinaliza intenção de não excluir pessoas trans não-binárias, que poderiam não se sentir confortáveis em nenhuma das categorias.

Cada uma das duas categorias de interpretação contará com 10 indicações. O número de vencedores, no entanto, cai pela metade: em vez de quatro, apenas dois por ano.

Em comunicado, os organizadores do prêmio afirmam que seguem um legado da categoria de melhor revelação, que sempre foi neutra.

"Estamos orgulhosos de reconhecer atuações notáveis a cada ano e esperamos um novo modelo de homenagear desempenhos sem divisões binárias de gênero",  diz o texto.

"Agradecemos aqueles que ajudaram a iniciar esta conversa nos últimos anos e estamos entusiasmados com o fato de que o Gotham Awards continuará a apoiar a excelência artística de uma forma mais inclusiva e equitativa."

O Gotham é voltado a filmes independentes, sobretudo norte-americanos. 

As indicações da edição deste ano serão anunciadas em 21 de outubro e os prêmios entregues em 19 de novembro, em Nova York.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.