Oscar 2024 tem 9 atores e personagens LGBT indicados

'Maestro', 'Rustin', 'Nyad' e 'Anatomia de uma Queda' estão dentre os concorrentes

Publicado em 23/01/2024
Gays e lésbicas indicados ao Oscar 2024
Recorde de atores LGBT e segundo maior número de personagens LGBT no Oscar

Foram divulgadas nesta terça-feira 23 as indicações à 96ª edição do Oscar.

Curta o Guia Gay no Instagram

Ao todo, nove atores e personagens são LGBT dentre as quatro categorias de interpretação.

Em 2023, estabeleceu-se um recorde: três dos 20 atores e atrizes concorrentes pertencem à comunidade LGBT.

São eles: Colman Domingo, por Rustin, que é gay; Jodie Foster, por Nyad, lésbica; e Lily Gladstone, por Assassinos da Lua da Flores, não-binária.

Dos 20 indicados nestas categorias, seis se tratam de personagens gay, lésbica ou bissexual. 

A categoria de melhor ator comporta dois deles: o gay Bayard Rustin (Domingo), em Rustin, e o bissexual Leonard Bernstein (Bradley Cooper), em Maestro.

A categoria de melhor atriz também conta com duas personagens arco-íris: a lésbica Diana Nyad (Annette Bening), em Nyad, e a bissexual Sandra Voyter (Sandra Hüller), em Anatomia de uma Queda.

Os outros dois personagens LGBT estão nas categorias coadjuvantes: o gay Cliff (Sterling K. Brown), em American Fiction, e a lésbica Bonnie Stoll (Foster), em Nyad.

Este é o segundo maior número de personagens LGBT dentre as indicações no mesmo ano. Apenas 2019, com sete, ficou à frente de 2024. 

Colman Domingo, que vive o ativista gay Bayard Rustin, foi o segundo ator assumidamente gay indicado por um personagem também gay na categoria principal masculina.

Antes dele, apenas Sir Ian McKellen, em 1999, havia tido esta combinação - de ser gay e interpretar também um gay - por Deuses e Monstros.

No geral, Oppenheimer lidera as indicações este ano somando 13. Depois dele, aparecem Pobres Criaturas (11), Assassinos da Lua da Flores (10), Barbie (8) e Maestro (7), o filme LGBT mais indicado do ano - e único concorrente na categoria principal, de melhor filme.

Dois filmes gays bastante apreciados pela crítica e que têm feito muito barulho nas redes sociais foram ignorados: Todos Nós Desconhecidos e Saltburn.

Os vencedores serão conhecidos em 10 de março em cerimônia em Los Angeles, Estados Unidos.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.