No Oriente Médio, países proíbem 'Eternos' por causa de beijo gay

Filme do Universo Cinematográfico da Marvel tem personagem homossexual assumido

Publicado em 05/11/2021
Herói vivido por Brian Tyree Henry é gay na superprodução de Chloé Zhao

Estreia mais falada da semana no mundo do cinema, Eternos não chegará a alguns países do Oriente Médio e um dos motivos é a discriminação a homossexuais.

Curta o Guia Gay no Instagram

Segundo fontes ouvidas pelo site The Hollywood Reporter, Arábia Saudita, Bahrein e Omã vetaram a produção por causa Phastos (Brian Tyree Henry), que é homossexual na trama e dá o primeiro beijo gay do Universo Cinematográfico da Marvel.

O site Deadline informa que os censores dessas nações exigiram vários cortes na produção. A Disney negou e o filme não recebeu autorização para ser distribuído.

O longa também não será exibido no Kuwait e no Catar. Nesses países, além do beijo entre homens, há outra questão: por ali, há histórico de problemas com a representação de deuses e profetas, algo que eles consideram uma blasfêmia.

Na Arábia Saudita, Omã e Catar a homossexualidade é ilegal. No Kuwait, somente a homossexualidade masculina é penalizada. No Bahrein, não há criminalização.

Já nos Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Lìbano e Egito todas as cenas - gays e héteros - de intimidade foram cortadas e o longa entrará em circulação. Nesses mercados, é prática recorrente "tesourar" qualquer proximidade sexual entre pessoas.

A estreia para a região do Oriente Médio está prometida para 11 de novembro.

Ao site news.com.au, Angelina Jolie, uma das estrelas do filme dirigido por Chloé Zhao, lamentou o preconceito.

"Ainda não entendo como vivemos em um mundo hoje em que ainda há [pessoas] que não veriam a família de Phastos e a beleza dessa relação e desse amor. Como alguém está zangado com isso, ameaçado por isso, não aprova ou aprecia isso é ignorante", disse.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.