É lacre: Rio pede doações para exibir 'Queermuseu'. Ajude!

Mostra interrompida em Porto Alegre, em 2017, pode ser apresentada no Parque Lage a partir de maio deste ano

Publicado em 31/01/2018
Vaquinha: crowdfunding arrecada dinheiro para levar a Queermuseu para o Parque Lage, no Rio
Ideia é abrir a mostra em maio na Zona Sul do Rio

Foi aberta nesta quarta-feira 31 campanha de financiamento coletivo para levar a mostra Queermuseu ao Rio de Janeiro.

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

A ideia é arrecadar R$ 690 mil até 29 de março para montar a exposição no Parque Laje, no Jardim Botânico, Zona Sul da cidade.

"Reabrir Queermuseu é reparar em parte o dano causado ao patrimônio cultural e artístico brasileiro, ocasionado pelo seu fechamento precoce e autoritário e o processo difamatório associado. A reabertura da exposição é também um ato político contra a censura e em favor da liberdade de expressão e de escolha", dizem os organizadores da vaquinha on-line.

A mostra, aberta em 15 de agosto no Santander Cultural, em Porto Alegre, foi encerrada abruptamente após campanha de setores conservadores da sociedade, como o Movimento Brasil Livre (MBL), que a acusavam de promover a zoofilia e a pedofilia e de desrespeitar símbolos religiosos.

Na sequência, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), proibiu que a exposição aportasse no Museu de Arte do Rio (MAR), que seria o próximo destino da mostra. O prefeito e pastor ainda fez um trocadilho infame dizendo que ela só seria realizada se fosse "no fundo do mar".

"Quem teve a oportunidade de visitar Queermuseu sabe que não há nenhum tipo de apologia a esses crimes", explicam. "Em tempos de notícias falsas e polêmicas vazias, é importante formar opiniões embasadas, o que será perfeitamente possível uma vez resolvido o dilema que a censura nos impôs: aquele de termos uma exposição fechada sem que fosse possível à sociedade verificar com seus próprios olhos o conteúdo."

No Parque Lage, a exposição a ideia é que a mostra seja aberta em maio. "Será adotada uma postura institucional responsável em relação aos diferentes públicos com sua programação e, por isso, serão aplicadas as orientações previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente."

Os organizadores lembram que mesmo quem não tiver intenção de visitar a exposição, contribuir para sua reabertura é participar de um momento histórico contra a censura. E é mesmo! Para conhecer melhor a campanha e/ou fazer sua contribuição, clique aqui.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.