STF: Celso de Mello vota pela criminalização do ódio contra LGBT

Para magistrado, discriminação contra segmento deve ser enquadrada na Lei do Racismo

Publicado em 20/02/2019
celso de mello stf homofobia transfobia
Site afirma que qualidade do voto do magistrado pode levar outros a acompanhá-lo

Relator de um dos processos que pedem a criminalização de atos discriminatórios contra LGBT, o ministro do STF Celso de Mello votou para que a Lei do Racismo (lei n. 7.716, de 1989) seja usada nesses casos.

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook 

A leitura do seu parecer, com mais de 150 páginas, foi concluída nesta quarta 20. Mello reconheceu que o Poder Legislativo demorou em tratar o assunto - até hoje proposta que criminaliza a discriminação contra LGBT não foi votada no Senado. Atualmente, está arquivada.

Ele defendeu: “O que estou a propor limita-se à mera subsunção de condutas homotransfóbicas aos diversos preceitos de incriminação definidos em legislação penal já existente, na medida em que atos de homofobia e transfobia constituem concretas manifestações de racismo".

E continuou: “Violações de direitos humanos que atingem pessoas por sua orientação sexual ou identidade de gênero é uma situação que o Estado não pode tolerar nem admitir”.

No voto, o magistrado afirmou não haver dúvidas de que a discriminação contra LGBT é forma contemporânea de racismo.

A votação vai continuar a partir da quinta 21. Há expectativa de que muitos ministros votem com o relator. Entretanto, ativistas LGBT temem que algum integrante do colegiado peça vistas, o que interromperia por tempo indeterminado o julgamento.

De acordo com o site Estadão, a força do argumento de Mello pode evitar votos contrários e o pedido de vistas.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.