Sexo gay é crime em 72 países. Sexo lésbico, em 44

Em 12 deles, a punição pode chegar à pena de morte. Levantamento é feito por ONG que atua no tema

Publicado em 04/07/2020
países homossexualidade é crime
Nenhum país pune apenas o sexo entre mulheres. Gabão pode sair da lista nos próximos dias

"A conjunção carnal contra a ordem da natureza" é passível de prisão perpétua em Uganda. A penetração em homem e atividade sexual entre mulheres são punidos com 100 chicotadas ou até oito anos de prisão na província de Aceh, na Indonésia.  

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

Esse horror fica ainda mais forte ao saber que esses tipos de determinações legais são realidade em 72 países pelo mundo, o que perfaz mais de um terço das nações existentes. Em 12 do total, a punição pode ser a pena de morte.

E há diferença entre gêneros! Enquanto em todos eles o sexo entre homens é crime, a vedação de sexo sentre mulheres existe em 44 deles. Não há lugar em que apenas lésbicas e mulheres bissexuais são punidas pela lei. 

Esses números, os trechos das legislações que punem a homo e a bissexualidade e relatórios a respeito de avanços e retrocessos sobre o tema são atualizados constantemente pela entidade Human Dignity Trust. 

A ONG tem como foco atuar internacionalmente para mudar a realidade de tantas nações e dar liberdade para LGBT. Em seu site há mapa interativo a respeito da criminalização de LGBT. As informações estão escritas em inglês.

Um dos países que podem logo sair dessa lista é o Gabão. O parlamento acaba de aprovar e está sob a mesa do presidente dessa nação africana projeto de lei que legaliza o sexo homossexual.  

E há casos recentes de mudanças drásticas e positivas. Belize, na América Central, descriminalizou a homossexualidade em 2016. E não  parou nessa conquista. Ano passado, a discriminação contra LGBT passou a ser punida pela lei.

Hoje é possível ver letreiros aí em que cada letra do nome do país é escrita com uma das seis cores da bandeira arco-íris. 

Abaixo, veja como estava no sábado 4 de julho de 2020 o mapa das nações (em roxo) que criminalizam apenas o sexo entre homens ou também o sexo entre mulheres. 

mapa países homossexualidade é crime gay lésbica

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.