Senado e Câmara terão luzes arco-íris para celebrar orgulho LGBT

Ação será feita pelo coletivo Brasília Orgulho e teve apoio de senador gay

Publicado em 27/06/2020
Senado e Câmara dos Deputados receberão homenagem ao orgulho LGBT
Edifícios serão iluminados às 20h deste domingo e por 15 minutos

Pela primeira vez, o Senado Federal e a Câmara dos Deputados terão as cores do orgulho LGBT.

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

A iniciativa faz parte da ação Orgulho-20 - Somos Maiores, organizada pelo Brasília Orgulho, coletivo que realiza a Parada do Orgulho LGBTS de Brasília.

A ideia foi do ativista, jornalista e empresário Welton Trindade, um dos diretores do coletivo e sócio-proprietário da Guiya Editora, que publica este site, e do voluntário do coletivo e produtor Igor Albuquerque.

No domingo 28 - Dia Mundial do Orgulho LGBT - às 20h as luzes dos prédios do Senado e da Cãmara serão apagadas por 15 minutos para que seja iluminado com as cores do arco-íris.

A iniciativa teve apoio do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), primeiro e único homossexual assumido eleito para o Senado.

Até a tarde do sábado 27, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), não havia autorizado. Ativistas e parlamentares se mobilizaram para que receber seu aval e ele foi conseguido. 

A ação inédita substitui, de certa forma, a parada de Brasília, que tem seu ponto inicial de percurso justamente em frente ao Congresso Nacional. 

Como não há nenhuma possibilidade de que marchas saiam às ruas por causa da pandemia da covid-19, o centro do poder nacional receberá um pouco da vibração e do orgulho LGBT.

Durante este mês, clipes de música, leituras de poesias e depoimentos, em parceria com o jornal Correio Braziliense, estão sendo produzidos e divulgados pela ação Orgulho 20 - Somos Maiores.

Atualizado: na primeira publicação, foi informado que a Câmara dos Deputados não seria iluminada pois até então Rodrigo Maia não havia autorizado. Após a autorização do parlamentar, a reportagem foi atualizada.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.