Quem é Janaina Oliveira, ativista LGBT no gabinete de transição

Paraense tem 40 anos, é estudante de Direito e tem reconhecimento de ex-ministra de Direitos Humanos

Publicado em 20/11/2022
Janaína Oliveira lula transição gay lgbt
'Começamos o processo de transição do governo do presidente eleito Lula', disse Janaina

Ela é paraense, negra, lésbica, estuda Direito, vem de família pobre e tem longa trajetória política. Essas são as marcas que a ativista LGBT Janaina Lima leva à equipe de transição do governo federal.

Curta o Guia Gay no Instagram

Janaina integra o grupo temático de direitos humanos e tem como papel principal conhecer o que o governo Jair Bolsonaro (PL) fez na questão LGBT e propor ações no futuro governo de Lula (PT). 

Atualmente secretária nacional LGBT do Partido dos Trabalhadores (PT), ela tem 40 anos de idade e se interessou por questões sociais ainda na adolescência, quando vivia em São Luís, no Maranhão.

Aos 19 anos, Janaina se assumiu homossexual e enfrentou a resistência da família. Ela teve de sair da casa dos pais por conta do preconceito sofrido e foi morar com a companheira, com quem está há quase 20 anos. 

Em 2009, com a construção do Fórum Social no Pará, a militante se aproximou do PT e se filiou após a criação do núcleo nacional de jovens negros e negras da agremiação.

Sua colega de grupo temático, a deputada federal e ex-ministra de Direitos Humanos Maria do Rosário disse apreciar atuar com Janaína.

“É maravilhoso trabalhar ao lado dela.” 

Momento depois de ser anunciada na equipe, Janaina fez postagem com elogio à colega. 

"Começamos o processo de transição do governo do presidente eleito Lula e é um prazer imenso estar fazendo parte deste trabalho junto da deputada federal e ex-ministra Maria do Rosário. Seguimos na luta!"


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.