Promotor que se recusa a casar gays em SC pode ser afastado

Só em 2019, Henrique Limongi não autorizou 46 uniões homossexuais em Floripa

Publicado em 24/06/2020
Henrique Limongi: promotor anti-gays em Floripa pode ser afastado
Casais homossexuais em Floripa precisam, em geral, recorrer com ação na Justiça


Conhecido dentre LGBT como o promotor mais homofóbico de Santa Catarina, Henrique Limongi pode ser afastado de suas funções. O magistrado tentou barrar 46 uniões entre pessoas do mesmo sexo só em 2019.

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

A Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santa Catarina pediu providências ao Conselho Nacional do Ministério Público. Limongi atua na 13ª Promotoria de Justiça, em Florianópolis

Desde 2013, quando o casamento homossexual foi autorizado no Brasil, o promotor dificulta a vida de gays e lésbicas. Já naquele ano a OAB/SC levou à Corregedoria Estadual do Ministério Público representação contra Limongi por este motivo.

O MP, no entanto, indeferiu o pedido, alegando que o promotor teria "indepedência funcional".

A OAB/SC pede que Limongi seja removido ou aposentado compulsoriamente.

"A independência funcional não pode ser superveniente à Constituição ou a uma decisão do Supremo", explicou a presidente da comissão, Margareth Hernandes ao UOL. 

Em 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a união estável entre pessoas do mesmo sexo. Em 2013, o Conselho Nacional de Justiça emitiu norma instruindo a realização do casamento homossexual. 

Por causa da atuação contrária de Limongi a uniões homo, casais de gays e lésbicas precisam contratar advogado e levar o caso ao Tribunal de Justiça. 

É sabido que muitos casais homossexuais da capital catarinense, prevendo o comportamento de Limongi, entram com os papéis em outras cidades e até outros Estados para ter certeza de que vão conseguir se casar.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.