Prestes a estrear peça lésbica, Fernanda Young morre aos 49 anos

Atriz, escritora e apresentadora não resistiu a uma parada respiratória

Publicado em 25/08/2019
fernanda young lésbica peça
Fernanda Nobre e Fernanda Young protagonizariam peça em São Paulo. Foto: Bob Wolfenson

Morreu neste domingo 25 a escritora, atriz e apresentadora de TV Fernanda Young, aos 49 anos.

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

Fernanda estava no sítio da família no município mineiro de Gonçalves (a 458 km de Belo Horizonte). Ela sofreu  parada respiratória após ataque de asma.

Para o próximo dia 12 estava agendada a estreia de Ainda Nada de Novo, espetáculo que Fernanda protagonizaria com sua xará, Fernanda Nobre, no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista.

A história fala do relacionamento amoroso entre as personagens. "A peça acompanha um longo dia de ensaio, com uma diretora [Young] e sua atriz principal [Nobre], prestes a começarem a filmar uma nova obra", contou Young, ao F5, uma semana atrás.

"O amor e a perversidade da relação entre as duas personagens são evidenciados num tumultuado processo de criação artística", explicou. O texto é de Carlos Canhameiro e a direção ficaria a cargo José Roberto Jardim.

Em entrevista a O Globo, Fernanda Young falou que já foi apaixonada por outra mulher.

"Já tive uma relação lésbica e foi algo intenso. Espero que todas as pessoas de bom senso sejam capazes de amar livremente, desde que haja consentimento mútuo.”

Fernanda estreou na TV em 1991 em um pequeno papel na novela da TV Globo O Dono do Mundo. Em 1995, passou a fazer parte da equipe de roteiristas do programa de humor A Comédia da Vida Privada, na mesma emissora.

No ano seguinte, foi lançado o primeiro de seus 14 livros, Vergonha dos Pés, pela Editora Objetiva.

Em 2001, viria o maior sucesso da sua carreira, a série Os Normais, escrita a quatro mãos com Alexandre Machado, com quem estava casada desde 1993.

Sempre com Machado, Fernanda assinou a criação e roteiro de inúmeras outras séries, como Os Aspones (2004), Minha Nada Mole Vida (2006), Separação? (2010) e Como Aproveitar o Fim do Mundo (2012).

No GNT, participou, dentre outras produções, da primeira formação do programa Saia Justa, entre 2002 e 2003, e teve seu próprio talk show, o original e divertido Irritando Fernanda Young (2006-2010).

Em 2011, o casal criou Macho Man, série estrelada por Jorge Fernando e Marisa Orth na TV Globo, que falava de um cabeleireiro gay que um dia é acertado pelo salto de uma drag queen e acorda com desejo por mulheres. Marisa interpretava sua amiga e funcionária do salão e descrita por todos como uma "ex-gorda".

Nascida em Niterói (RJ), Fernanda morava há vários anos em São Paulo. Seu corpo foi velado e enterrado no Cemitério Congonhas, na capital paulista, na tarde deste domingo.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.