Presidente da Zâmbia perdoa dois homens condenados por serem gays

Líder na nação africana é declaradamente homofóbico e já brigou com EUA para manter lei contra sexo 'anti-natural'

Publicado em 29/05/2020
Edgar Lungu presidente homofobia zambia
Governante afirmou que país não é obrigado a aceitar homossexualidade, algo que não existiria dentre animais


Declaradamente homofóbico, o presidente da Zâmbia perdoou dois homens presos por fazerem sexo um com o outro. 

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

Para marcar o Dia da Liberdade da África, celebrado em 25 de maio, Edgar Lungu libertou 3.000 presos. Dentre eles, estavam Japhet Chabata, de 39 anos, e Steven Samba, de 31.

Ambos haviam sido condenados a 15 anos de prisão no ano passado por infringirem o código penal do pais, que que proíbe sexo "contra a ordem da natureza". A África é o continente com mais países que punem a homossexualidade. 

A severa punição deixou o então embaixador dos Estados Unidos no país, Daniel Foote, indignado.

O diplomata se disse horrorizado e pediu que a legislação fosse revista. Por conta da condenação, o presidente norte-americano, Donald Trump, chamou o embaixador de volta ao país.

Ainda em 2019, em resposta aos comentários de Foote, o presidente da Zâmbia reiterou apoio à homofobia em seu país.

"Estamos dizendo não à homossexualidade. Você está dizendo que somos muito primitivos agora porque estamos desaprovando a homossexualidade? Mesmo os animais não fazem isso, então por que devemos ser forçados a fazê-lo? Queremos ser vistos como inteligentes, civilizados, avançados e assim por diante. Se é assim que você trará sua ajuda, receio que o Ocidente possa nos deixar em paz em nossa pobreza", disse.

Ignorância dupla: Lungu, além de homofóbico, não sabe que o comportamento sexual entre seres da mesma espécie já foi documentado em mais de 1.500 espécies de animais.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.