Parada do Rio repete outros anos e adia data também em 2023

Marcha LGBT mais antiga do Brasil postergou edição para novembro

Publicado em 05/09/2023
Parada LGBT Copacabana Rio é adiada em 2023
Copacabana é o lar da marcha. Foto: Alexandre Macieira/ Riotur

Marcha arco-íris mais antiga do País, a 28ª Parada do Orgulho LGBTI+ do Rio de Janeiro foi adiada.

Curta o Guia Gay no Instagram

Antes agendado para 23 de setembro desde o ano passado, o evento foi transferido para 18 de novembro na Praia de Copacabana, zona sul da cidade.

Esta não é a primeira vez que o evento não foi realizado na data anunciada. Pelo contrário, o mais comum tem sido o adiamento. Das últimas cinco edições presenciais, apenas a de 2019 foi realizada em setembro, mês tradicional do evento.

Segundo os organizadores, o motivo da mudança em 2023 foi falta de patrocínio.

Em nota, o Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+, responsável pela marcha, afirmou que já contam com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Coordenação da Diversidade Sexual da Secretaria da Casa Civil, mas que ainda não obtiveram recursos necessários para a realização do evento.

"Estamos buscando o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através do Programa Rio Sem Lgbtifobia da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, do Governo Federal e do Setor Privado para conseguirmos os recursos que permitam a realização da 28ª Parada e sua programação oficial nos eixos da saúde, cultura e cidadania, com ações en diversos centros culturais durante o mês de novembro e na Orla de Copacabana durante o dia da parada", diz a nota.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.