Novo presidente do Senado fez história ao ocupar gabinete 24

Rodrigo Pacheco (DEM-MG) fez questão de que número voltasse a ser usado na casa legislativa

Publicado em 02/02/2021
rodrigo pacheco presidente do senado
Ao assumir mandato, em 2019, Rodrigo rompeu tabu que tinha tirado placa do Senado. Ativistas comemoraram

Eleito na segunda 1º presidente do Senado e, por isso um dos políticos mais poderosos atualmente no Brasil, o parlamentar Rodrigo Pacheco (DEM-MG) ganhou em 2019 elogios de ativistas gays ao protagonizar episódio pitoresco e histórico.

Era início de seu mandato e ele fez questão de respeitar a contagem de gabinetes no Senado Federal: decidiu exibir a placa 24 na porta.

Não era para ser algo inusitado, porém, nos quatro anos anteriores, não existiu escritório com esse número na casa parlamentar. 

No jogo do bicho, o 24 representa o veado, animal associado de forma pejorativa a homossexuais.

O espaço nessa época era ocupado pelo senador Dario Berger (MDB-SC) e recebeu, sem explicação, a numeração 26. 

O senador mineiro havia entrado até em disputa com o colega Alessandro Vieira (Cidadania-SE) para quebrar esse tabu. 

Na época, Rodrigo, que está na linha sucessória da Presidência da República até 2022, comemorou o feito. 

"O 24 tinha misteriosamente deixado de existir anos atrás, mas agora foi restabelecido o número correto. Enfim, o gabinete estará pronto a servir o povo de Minas Gerais e do Brasil, com eficiência e sem qualquer discriminação", registrou o site Congresso em Foco. 

A Aliança Nacional LGBTI+, ao saber dessa postura do parlamentar, o parabenizou por dar exemplo contra discriminação e seus integrantes, incluindo o presidente, Toni Reis, chegaram a tirar foto no local. 

Rodrigo, entretanto, era a escolha de Jair Bolsonaro (sem partido) para presidir a Casa. Analistas políticos acreditam que com ele nesta posição, não há chance de se abrir processo de impeachment contra o presidente da República, situação que seria diferente, caso sua rival na disputa, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) tivesse ganho.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.