México é 33º país do mundo a legalizar casamento gay

Na quarta 25, o último Estado do país que faltava reconhecer direito aprovou medida

Publicado em 01/11/2022
matrimonio igualitario mexico casamento gay
Só em 2022, oito Estados mexicanos aprovaram a medida

México agora faz parte do ainda pequeno grupo de 33 países no mundo em que o casamento gay é reconhecido legalmente.

Curta o Guia Gay no Instagram

Na quarta 25 de outubro, o último Estado do país que faltava aprovar o direito passou a aceitá-lo. Assim, Tamaulipas juntou-se às outras 31 entidades federativas mexicanas em que já havia o matrimônio igualitário. 

Esse processo começou em 2010, quando a Cidade do México, reconheceu casais do mesmo sexo, algo inédito nacionalmente. Cinco anos depois, a Suprema Corte de Justiça reforçou a premissa de que é papel de cada Estado avaliar a efetivação desse direito. 

Desde então, pouco a pouco, mais e mais aprovações ocorreram. Em 2022, houve uma grande onda. Yucatán, Jalisco, Veracruz, Durango, Tabasco, Estado do México, Guerreiro e Tamaulipas deram sim ao matrimônio igualitário. Houve caso de haver apenas poucas horas de diferença entre uma decisão e outra. 

O integrante do festival LGBT Guadalajara Pride Marcelino Orozco Flores falou ao Guia Gaysobre a conquista. 

"É algo gratificante porque é fruto do trabalho de muita gente tanto do ativismo quanto do governo, da administração pública e de muitos setores da sociedade que lutaram por décadas por igualdade de direitos."

O primeiro país do mundo a reconhecer a união legal entre pessoas do mesmo sexo foi a Holanda, em 2001. O Brasil o fez em 2013 e é, atualmente, a segunda nação mais populosa do mundo a ter casamento gay. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.