Maior ativista LGBT do Brasil, Toni Reis lista 5 fatos que o marcaram

Caminhada de mais de 40 anos tem casamento, evento internacional e muito pioneirismo

Publicado em 09/04/2023
toni reis ativista LGBT aliança
Direitos que novinhos pensam que foram conquistas por 'quem não estava lá' existem pelo trabalho de Toni Reis

Por Welton Trindade

Heróis moram em Curitiba. Postam foto em praias brasileiras com o marido. Têm coleção de passaportes que transbordam carimbos por conta de sua viagens intraplanetárias. Vão a saunas gays e a gabinetes do Supremo Tribunal Federal. Posam com governos de esquerda, direita e vice-versa. 

Curta o Guia Gay no Instagram

E podem cometer erros na sua jornada, tais como ir se encontrar com o Pinguim ou apoiar uma deturpação da bandeira arco-íris. Mas ainda heróis. E da realeza! 

Exemplo é Toni Reis, doutor em educação e ativista em prol da cidadania LGBT por mais de 40 fucking years! Muitos direitos que novinhos acham que existem por conta de Lady Gaga ou por alguma persona que "não estava lá" não seriam realidade sem o jeito diplomático e determinado que ele imprimiu em sua trajetória para driblar bancadas conservadoras, ataques homofóbicos e outros ativistas que tentaram lhe tirar do topo. 

Ele, que é o criador e atual presidente da Aliança Nacional LGBTI+, maior rede brasileira de ativismo arco-íris (sem outras cores intrusas), aceitou o convite do Guia Gay para tentar elencar os cinco momentos mais importantes de sua caminhada, que, por todas indicações, está bem longe de chegar ao fim. Vida longa ao Reis!

1 - Conferência internacional
"Tive a oportunidade de participar da 11ª Conferência Mundial da ILGA, em Viena, em 1989. Foi uma experiência que contribuiu muito para minha atuação como ativista LGBT no Brasil a partir de 1992, quando retornei da Europa e fundamos o Grupo Dignidade, em Curitiba."

toni reis

2 - Fundação da ABGLT
"Ter sido uma das pessoas que se mobilizaram pela fundação da ABGLT (então Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Travestis), em 31 janeiro de 1995, em Curitiba, no final do VIII Encontro Brasileiro de Gays e Lésbicas. Fui eleito o primeiro coordenador geral. A ABGLT foi a primeira rede LGBT nacional. Sua formação e atuação foram fundamentais para os avanços nas políticas públicas para LGBT, começando com os Programas Nacionais de Direitos Humanos ainda nos anos 1990, e sobretudo as contribuições para o Programa Brasil Sem Homofobia (do Governo Federal) nos anos 2000."

curitiba abglt toni reis

3 - Mundo no Rio
"Ter articulado a realização no Brasil da 17ª Conferência Mundial da ILGA, em 1995. Em 1994, recebi apoio para participar da 16ª Conferência em Nova York e na hora de votar o local da próxima conferência, consegui articular para que fosse realizada no Rio de Janeiro em junho de 1995, organizada pelo Grupo Arco-Íris."

4 - Conferência nacional
"Ter sido escolhido para falar, junto com a saudosa ativista Fernanda Benvenutti, na abertura da 1ª Conferência Nacional LGBT, em Brasília em junho de 2008."

toni reis lula

5 - Casamento
"Ter participado ativamente da primeira de uma série de dez vitórias para os direitos das pessoas LGBT no Brasil: a decisão, em 5 de maio de 2011, do Supremo Tribunal Federal, de reconhecer e equiparar a união estável homoafetiva. Logo em 9 de maio de 2011, eu e meu marido David fomos um dos primeiros casais homossexuais no Brasil a formalizar nossa união estável no cartório."

Toni Reis david harried
Toni e seu esposo, David Harrad

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.