Itália: LGBT protestam após Senado reprovar lei contra homofobia

Proposta feita por deputado gay era combatida pelo Vaticano e por conservadores

Publicado em 30/10/2021
protesto lei homofobia italia
Grupo se manifesta em Milão, algo que ocorreu em diversas cidades do país

Milhares de pessoas foram às ruas de cidades tais como Roma e Milão em protesto por o Senado italiano ter votado contra projeto de lei que criminalizava ódio a LGBT.

Curta o Guia Gay no Instagram

Na quarta-feira 27, 154 senadores votaram contra a lei e 131, a favor. Em 2020, o projeto havia tido o aval da Câmara dos Deputados.

Se aprovada, a lei equiparia discriminações contra pessoas gays, lésbicas, bissexuais e transexuais ao crime de racismo.

Abertamente gay e autor do projeto, o deputado Alessandro Zan lamentou a recusa e afirmou que "o Senado decidiu se manter distante das exigências reais" do país.

A proposta enfrentou forte rejeição de políticos conservadores e da Igreja Católica.

O Vaticano alegava que a própria Igreja pudesse ser criminalizada por não realizar uniões homossexuais, por exemplo.

Em junho, o Vaticano apresentou rara queixa diplomática formal contra o projeto, sob alegação de que seria uma violação a concordata, um tratado bilateral entre a Itália e a Santa Sé.

A maior parte dos italianos no entanto - 62%, de acordo com pesquisa feita em julho - se mostra favorável á criminalização do preconceito contra LGBT.

italia lgbt manifestazione ddl zan
 Deputado Alessandro Zan, autor da lei, lidera manifestação em Roma

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 

Tags: italia

Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.