Homem recusa alugar apartamento ao descobrir que interessado era gay

Vítima fez denúncia nas redes sociais e depois à Justiça

Publicado em 23/01/2023
Jornalista gay denuncia homofobia ao tentar alugar apartamento
Jornalista Albert Mateu mostrou prints de conversa com o homem em suas redes

Um jornalista gay denunciou nas redes sociais e irá à Justiça após ter contrato de aluguel recusado por causa de sua orientação sexual.

Curta o Guia Gay no Instagram

O espanhol Albert Mateu, que trabalha para o Telediario da TVE, compartilhou em seus perfis parte da conversa que teve com o proprietário de um apartamento no bairro de Legazpi, em Madri.

O proprietário, que vive no mesmo andar do apartamento que está para alugar, perguntou a Albert sobre seus gostos, hábitos e hobbies.

"Gosto dos jogos de tabuleiro, videogames, viajar. Também estou procurando um apartamento LGBTfriendly. Não sou de trazer amigas para casa, não fumo...", enumerou o jornalista pelo WhatsApp.

Neste momento, a conversa ganhou outro tom. O proprietário disse: "Se você é gay, tem que me contar. Vivo nesta casa e quero escolher com quem vivo."

Em mensagem de voz, bastante irritado, o homem continuou: "Gosto do seu perfil e tenho amigos gays, mas prefiro não conviver com um homossexual, não me deixa à vontade".

Albert responde: "É muito forte que o único motivo que me rejeite é por ser homossexual."

O homem reitera sua escolha: "Eu não te ataquei em nenhum momento. Achei que na sua comunidade você tinha a mente um pouco mais aberta. Eu escolho com quem eu moro na minha casa. Assim como prefiro uma pessoa ou outra para o turno de trabalho, escolho não conviver com gays."

Ele encerra em tom de deboche: "Mas Albert, não desanime, em Madri há muitos apartamentos gays, onde também não deixam entrar héteros."

Ao jornal El Diario, o repórter falou sobre o caso: "Senti que esse homem gostava de rejeitar. Como se ele quisesse dividir a sociedade, me mandar para um gueto com minha família. Ainda há muitos preconceitos que pensamos terem sido ultrapassados ??e ainda há um longo caminho a percorrer."

Mateo usou lei que proíbe a discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero, vigente na cidade, para denunciar o homem. No entanto, não está claro se a Justiça aceitará a denúncia pois pode considerar que não se trata de um serviço (o aluguel de um apartamento) a que se tem direito. Caso condenado, o homem pode ter de pagar multa de 10 mil euros a 40 mil euros (cerca de R$ 56 mil a R$ 225 mil).


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.