Hétero cis vira presidente de ONG LGBT argentina e recebe crítica

Entidade CHA, o mais antigo coletivo arco-íris do país, agora é liderada pela psicóloga Valeria Paván

Publicado em 24/10/2020
valeria pavan cha homosexual argentina
Críticos afirmam que Valeria Paván não carrega representatividade. Defensores citam inclusão 

A comunidade LGBT de Buenos Aires não está apenas lamentando a marcha da diversidade, prevista para novembro, ter sido cancelada e tendo de cumprir uma das mais longas quarentenas do mundo por conta do novo coronavírus. 

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

As redes sociais de ativistas são palco para muitas críticas e poucas contemporizações sobre o fato de uma mulher cisgênero heterossexual, a psicóloga Valeria Paván, ter sido eleita presidente da Comunidade Homossexual Argentina (CHA), existente desde 1984 e a mais antiga em ação no país. 

A contenda começou tão logo Valeria foi anunciada como mandatária da entidade, na terça 20.

Os senões dizem respeito ao fato de não haver representatividade quando pessoa cisgênero heterossexual ocupa o lugar de fala de coletivo identitário LGBT.

Do outro lado, algumas pessoas citam que Valeria já atua no CHA e que sua ascensão mostra postura inclusiva da entidade. 

À nossa reportagem, a assessoria de imprensa do coletivo afirmou que os ataques são organizados e que não há sentido em desqualificar Valeria, que, além de ser profissional reconhecida, integra a entidade há anos como coordenadora de saúde e vice-presidente. 

Até o sábado 24, a Valeria não tinha trocado seu cargo no Facebook nem feito qualquer comentário sobre a eleição. 

O clima instável não é novo. A nova presidente assume depois de menos de um mês de Pedro Sottile ter sido eleito para o mesmo cargo. Oficialmente, a ONG afirma que houve renúncia. Nas redes sociais, algumas pessoas duvidam dessa versão. 

O processo de substituição veio de episódio que abalou o ativismo portenho: a morte em agosto de César Cigliutti, ativista fundador do CHA e que era presidente desde 1996. 

César é um dos pioneiros da causa LGBT na Argentina. Sua atuação começou com Carlos Jáuregui, morto por aids em 1996 e que dá nome a estação de metrô em Buenos Aires, devidamente decorada nas cores arco-íris. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.