Gay pioneiro no ativismo arco-íris brasileiro ganha homenagem

Vídeo do coletivo Brasília Orgulho lembra João Antônio Mascarenhas

Publicado em 17/07/2020
joão antonio mascarenhas
Mascarenhas (à esquerda): 1º gay assumido a falar no Congresso Nacional

Muito se fala dentre LGBT sobre quem "deu a cara a tapa" primeiramente na luta pela cidadania arco-íris. O coletivo Brasília Orgulho fez homenagem a nome que obrigatoriamente precisa estar na lista desses pioneiros: o advogado gaúcho João Antônio Mascarenhas. 

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

O grupo ativista acaba de lançar vídeo editado da iluminação arco-íris no Congresso Nacional feita em 28 de junho último. O ato idealizado e feito pelo Brasília Orgulho foi inédito.  

No vídeo, é informado que a ação foi feita homenagem a Mascarenhas, que começou a atuar pela cidadania homossexual antes mesmo de haver entidades arco-íris. Ele morreu em 1998.

Na sua biografia destacam-se fatos tais como ter sido um dos responsáveis pelo jornal gay Lampião da Esquina e pela retirada, em 1985, da homossexualidade da lista de doenças do Conselho Federal de Medicina.

Outra grande luta de Mascarenhas, que morreu em 1998, foi feita na Assembleia Constituinte de 1987. Seu objetivo como presidente da ONG Triângulo Rosa era incluir orientação sexual na lista de segmentos protegidos contra discriminação na Constituição de 1988. A proposta foi rejeitada pelos parlamentares.

Por conta desse trabalho, ele foi o primeiro homossexual assumido a falar oficialmente no parlamento federal.

Para o Brasília Orgulho, lembrar Mascarenhas em uma ação no Congresso Nacional era algo necessário. "O trabalho dele nos corredores do Congresso Nacional foi heróico. Foi o que falamos no vídeo: aqueles luzes não são para ele. São ele", disse em nota o coletivo.

Veja o vídeo:


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.