É fake projeto de lei que daria desconto a gays assumidos

Print que viralizou mostra nomes inexistentes de repórter e de deputado que teria feito a proposta

Publicado em 08/11/2021
fake news gay
Notícia mentirosa afirmava que gays teriam benefícios especiais. Foto: Depositophotos

Print que mostra projeto de lei (PL) para dar desconto a quem se assumir gay é falso.

Curta o Guia Gay no Instagram

A "fake news", apresentada como reportagem do G1, fala de um suposto PL 2469/2021, de autoria do deputado João Flores (PT-BA), que criaria "descontos e benefícios especiais para homens que se declararem oficialmente gay".

O G1 esclareceu que o site jamais veiculou essa notícia e que não há repórter com o nome que está no print.

Outro indício da falsificação: a manchete termina com um ponto final, algo fora do padrão do site e do jornalismo brasileiro.

A assessoria da Câmara dos Deputados explicou que o parlamentar não existe e que o projeto que tem esta identificação trata de assunto totalmente diferente.

"Não há nenhum deputado federal com o nome de João Flores e o PL 2469/2021 em tramitação na Câmara propõe mudanças no Código de Processo Penal, a fim de permitir que a citação, intimação ou notificação de preso seja feita por quem tem a sua custódia. Portanto, não há relação com o conteúdo do texto citado em sua demanda", informou a assessoria.

De acordo com a reportagem, a notícia falsa foi sinalizada pelo WhatsApp como "encaminhada com frequência", o que indica que viralizou.

Matéria do G1, falsa, diz que gays terão benefícios no Brasil se se assumirem

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.