Com lei inferior à do Brasil, Alemanha passa a impedir 'cura gay'

Norma no país europeu continua a permitir que LGBT acima de 18 anos sejam alvo do tratamento

Publicado em 09/05/2020
cura gay brasil
No mundo, apenas 5 países proíbem de alguma forma terapias de conversão. Brasil é um deles

A Alemanha se tornou o quinto país a proibir, em algum nível, a chamada "cura gay". A lei, por lá, no entanto, é limitada: a "cura" é vetada apenas a indivíduos com até 18 anos. As normas brasileiras, por exemplo, são muito mais abrangentes. 

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

Alguns parlamentares de esquerda se recusaram apoiar a medida por causa da restrição. A intenção é que essas "terapias de conversão" de orientação sexual e identidade de gênero fossem proibidas ao menos a pessoas com até 26 anos. 

Ministro da Saúde da Alemanha, Jens Spahn afirmou que os jovens sendo forçados a terapias de conversão. "É muito importante que eles encontrem apoio na existência dessa lei: um sinal claro de que o estado não quer que isso aconteça", disse, segundo a NBC News.

Em resposta aos críticos do limite de idade da proibição, Spahn, que é gay, disse que a lei deveria ser capaz de suportar possíveis questionamentos legais.

Quem descumprir a lei pode pegar um ano de prisão e receber multa até 30.000 euros. Uma novidade da norma alemã em relação a outras similares é a punição também aos pais ou responsáveis do menor submetido à terapia. 

No mundo, apenas Brasil, Equador, Malta e Taiwan vetam quaisquer procedimentos ou aconselhamentos psicológicos desse tipo. A informação é da entidade OutRightAction International.

Por aqui, a conquista veio em 1999, quando o Conselho Federal de Psicologia (CFP) fez regra a respeito da orientação sexual.

A norma foi reiterada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em abril de 2020 como resposta a tentativa de psicológos cristãos de derrubar a regra. 

Em janeiro de 2018, outra decisão do CFP passou a vetar mudanças forçadas de identidade gênero promovidas por profissionais da área.

Em ambos os casos, não importa a idade do paciente. Psicólogos podem até perder o diploma em caso de descumpirmento. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.