Chapa que defendia 'cura gay' é derrotada no Conselho de Psicologia

Grupo que perdeu havia recebido apoio da nora de Jair Bolsonaro

Publicado em 31/08/2019
cura gay conselho federal de psicologia
Rozangela (à esq.) junto a outras psicólogas e a ministra Damares (2ª da dir. para a esq.)

A chapa 24, da psicóloga Rozangela Justino, que defende a "cura gay", saiu derrotada na votação para eleger os novos dirigentes do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

Na eleição on-line, na terça-feira 27, a chapa teve 5.458 votos, apenas 12% do total de votos da vencedora, a chapa 21, sob liderança da psicóloga Ana Sandra Nóbrega, que é continuidade da atual direção e terá mandato de três anos, a partir de dezembro. Ao todo, 101 mil dos 350 mil profissionais da categoria votaram.

Mais
>>> Ministra Damares Alves posa com grupo de 'ex-gays'

A chapa de Rozangela teve apoio, segundo a Folha de S.Paulo, da esposa do senador Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), Heloísa Bolsonaro. Em seu Instagram, a psicóloga anunciou: "Partiu votar na chapa 24".

Rozangela é assessora parlamentar do deputado federal Sóstenes Cavalcantes (DEM-RJ) e é vista às quartas-feiras nos cultos da bancada evangélica no Congresso Nacional.

Ela acusa os atuais dirigentes do conselho de "ideologia de esquerda". O atual presidente, o psicólogo Rogério Giannini, disse à Folha que acusação soa estranha, já que é Rozangela quem trabalha com um deputado alinhado a Bolsonaro. Todo psicólogo sabe  que "quem acusa acaba falando mais de si do que do acusado".

Autointitulada "psicóloga cristã" e também bolsonarista, Marisa Lobo disse que a campanha da chapa 24 foi um tiro no pé. "Esse foi o problema da chapa. Usar esta bandeira [da "cura gay"], que assusta as pessoas. É ser contra uma doutrinação defendendo outra."

"Não confundimos religião com ciência", afirma o programa da chapa vencedora. "Nossa sociedade e nossa ciência carregam marcas profundas derivadas de violências estruturais como o racismo, o sexismo, o patriarcado, o capacitismo, a LGBTfobia."


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.