Atrás do Brasil em direitos LGBT, Chile luta pelo casamento gay

Comissão do Senado aprovou maioria dos itens de projeto de lei apresentando em 2017

Publicado em 27/10/2020
união civil chile gay
País passou a aceitar união civil em 2015, quatro anos depois do Brasil, que já tem casamento

No domingo 25, plebiscito no Chile aprovou a feitura de nova constituição após fortes protestos de rua, dos quais participou o ativismo LGBT. A mudança vinda daí deve ocorrer apenas em 2022 no cenário mais otimista. Entretanto, a comunidade arco-íris do país não quer esperar para ter o casamento entre pessoas do mesmo sexo. 

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

A melhor notícia a esse respeito ocorreu há poucos dias, quando a Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Regramento do Senado aprovou maioria dos itens do projeto de lei do matrimônio homossexual apresentado em 2017 pela então presidente da República de esquerda Michelle Bachelet. 

A principal entidade ativista arco-íris do país, o Movimento de Integração e Liberação Homossexual (Movilh), classificou o episódio como o mais importante já dado no Congresso Nacional a esse respeito. 

O país tem a união civil entre pessoas do mesmo sexo, aprovado pelo Congresso Nacional em 2015, entretanto, em nome da igualdade e da adoção de crianças, a comunidade mira a legalização do matrimônio.

O atual presidente, o direitista Sebastián Piñera, diz apoiar a iniciativa, mas é criticado por não fazer gestões diretas para o avanço da proposta. 

Nos dois casos, o país de 19 milhões de pessoas, está atrás do Brasil. A união civil aqui foi validada em 2011 e o casamento em 2013. A adoção por casais homo também é direito na lei brasileira. 

Um dos itens do projeto, que ainda precisa passar por análise de alguns pontos, também quer mudar todos os documentos civis chilenos. Sairiam os nomes pai e mãe e ficaria filiação. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.