Ativistas rejeitam 25 de março como Dia do Orgulho Gay

Data não tem lastro histórico e origem indefinida. Brasil tem efeméride para homossexuais masculinos: o 28 de fevereiro

Publicado em 25/03/2022
luiz mott gleyk rede gay do brasil
Luiz Mott e Gleyk Silveira defendem 28 de fevereiro, Dia da Afirmação Gay

Algo inusitado pode ocorrer hoje: você ver algumas empresas celebrarem o 25 de março como Dia Nacional do Orgulho Gay. O fato é que ativistas homossexuais não reconhecem essa efeméride e apontam a falta de sentido da data. 

Curta o Guia Gay no Instagram

Um dessas vozes é Luiz Mott, do Grupo Gay da Bahia. 

"Não reconhecemos essa data. Ela não foi feita por nossa comunidade, não tem lastro histórico. Ela simplesmente é comemorada sem pensar por algumas empresas. Nenhum ativista dá respaldo a essa data, que deve ser simplesmente esquecida", afirma o maior ativista gay do País. 

O rechaço vem também da Rede Gay do Brasil, que defende o 28 de fevereiro, Dia da Afirmação Gay, criado em 2021.

"O 25 de março é vazia de sentido para nós. Como rede institucionalizada referendamos o 28 de fevereiro, que sim, foi feita pela comunidade gay e tem forte peso histórico por suas homenagens e simbologias", afirma Gleyk Silveira, diretor de comunicação da entidade. 

Mais
>> Você caiu nessa fake news? 25 de março não é Dia do Orgulho Gay 

O Dia da Afirmação Gay é celebrado em 28 de fevereiro por, nessa data em 1980, ter sido fundado o Grupo Gay da Bahia, entidade ativista em atuação mais antiga da América Latina e com várias ações históricas em prol da cidadania homossexual.   O nome afirmação é referência ao Somos - Grupo de Afirmação Homossexual, primeira entidade do ativismo gay no Brasil e fundada em 1978.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.