Ativista quer aprovação do casamento gay na Ucrânia em meio à guerra

Mesmo em conflito, país pode avançar com mudança legislativa. Abaixo-assinado tem 300 mil adesões

Publicado em 03/08/2022
gay casamento Ucrânia
Homossexualidade deixou de ser crime na Ucrânia em 1991

Petição demanda que, em meio à guerra, a Ucrânia legalize o casamento homossexual. A autora do documento e professora Anastasia Sovenko conseguiu quase 300 mil assinaturas, número que se aproxima do necessário para obrigar revisão presidencial, segundo o The New York Times.

Curta o Guia Gay no Instagram

A homossexualidade foi descriminalizada em 1991 no país, mas a Constituição determina que o casamento é baseado no livre consentimento de uma mulher e um homem. 

Anastasia diz que se sentiu pressionada a lançar a petição depois de ler artigo sobre soldados heterossexuais que se apresseram para se casarem antes de ir para a guerra contra o Rússia.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pode se recusar a agir sobre a petição ou dar seu aval, redigir projeto de lei sobre os direitos de casais do mesmo sexo e enviá-lo para votação do parlamento, onde seu partido tem maioria.

Defensores dos direitos LGBT ouvidos pelo New York Times dizem esperar que Zelensky encare a igualdade no casamento como questão que pode melhorar as credenciais liberais da Ucrânia, o que vai facilitar a aproximação do país com o Ocidente e entrada na Comunidade Europeia.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.