No Egito, jornalista é preso por um ano por entrevistar gay na TV

Apresentador conversou com garoto de programa e foi condenado por 'imoralidade' e 'desprezo à religião'

Publicado em 21/01/2019

Jornalista é preso no Egito por entrevistar gay na TV

Um jornalista egípcio foi condenado à prisão por ter transmitido uma entrevista com um homossexual na TV.

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

Mohamed al-Gheiti, que já havia dado declarações homofóbicas no passado, conversou com um garoto de programa em agosto de 2018.

Na entrevista, o profissional do sexo teve seu rosto embaçado para não ter sua identidade revelada e falou sobre prostituição e relações com outros homens.

Na época, o canal de TV LTC chegou a ser suspenso por duas semanas pelo Conselho Supremo de Regulamentação da Mídia, segundo o The Independent.

O motivo seria porque a emissora não cumpriu a regra de "proibir o aparecimento de homossexuais ou promover seus slogans".

Já na sentença, proferida neste domingo 20, Mohamed foi condenado a um ano de prisão por "promover a homossexualidade, incitar a devassidão e a imoralidade e desprezo à religiçao". Após ser libertado, ele ficará mais um ano sob vigilância.

O apresentador também foi multado em 3 mil libras egípcias (cerca de R$ 630). Ele pode ficar em liberdade sob pagamento de 1 mil libras egípcias enquanto apela da sentença.

A homossexualidade não é proibida criminalmente no país, mas policiais egípcios costumam evocar leis contra a moralidade para punir homossexuais, que podem ser condenados a até 17 anos de prisão e/ou a trabalhos forçados.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.