5 foram presos na Turquia por cartaz religioso com bandeiras LGBT

Motivo foi cartaz que mostra a Caaba, lugar mais sagrado do Islã, em Meca, na Arábia Saudita, com símbolos identitários

Publicado em 04/02/2021
turquia lgbt
Para ministro do Interior, Suleyman Soylu, 'pervertidos LGBT' foram presos 'por desrespeitar a Grande Caaba'

A Turquia continua rimando com homofobia. Cinco estudantes foram presos em Istambul sob acusação de incitar o ódio e ofender valores religiosos.

O motivo foi cartaz que mostra a Caaba, lugar mais sagrado do Islã, em Meca, na Arábia Saudita, com bandeiras do orgulho LGBT, trans, lésbico e assexual.

Segundo agências internacionais, a prisão foi realizada no sábado 30 após funcionários da alta cúpula do governo turco criticarem o pôster que está em exposição na Universidade de Bogazici, a de maior prestígio do país.

Ministro do Interior, Suleyman Soylu escreveu em seu perfil no Twitter que "pervertidos LGBT" foram presos "por desrespeitar a Grande Caaba".

Na sequência, as redes sociais do país foram palco para inúmeras críticas à imagem, à comunidade LGBT e à universidade.

Originalmente, cinco alunos foram detidos. Um foi libertado, outras duas pessoas foram colocadas em prisão domiciliar e mais duas mandadas a presídio à espera de julgamento.

O cartaz considerado polêmico integra exposição com mais de 300 obras que fazem parte de protesto de professores e alunos do centro universitário pela decisão do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, de nomear um novo reitor com ligações com seu partido, da extrema direita.

Um grupo de estudantes afirmou que toda obra está aberta a críticas, "mas levar um trabalho artístico a julgamento é simplesmente uma restrição à liberdade de expressão". Há protestos de rua contra a prisão. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.