17 parlamentares LGBT denunciam Mauricio Souza ao Ministério Público

Grupo encaminhou representação ao Ministério Público de Minas Gerais

Publicado em 29/10/2021
david miranda fabiano contarato leci brandao
David Miranda (Psol), Fabiano Contarato (Rede) e Leci Brandão estão dentre quem assinou documento

Um grupo de 17 parlamentares LGBT e mais três políticos encaminharam representação ao Ministério Público de Minas Gerais contra o jogador Mauricio Souza.

Curta o Guia Gay no Instagram

Mauricio foi demitido na quarta-feira 27 do Minas Tênis Clube e desligado da Seleção Brasileira de Vôlei por comentário homofóbico nas redes sociais.

"A discriminação é nítida e direta, porque decorrente da intenção explícita de humilhar e constranger toda a população LGBTQIA+, causando prejuízo no exercício adequado do direito fundamental à cidadania e risco aumentado de violência por discursos como este", diz trecho do documento.

"O senhor Mauricio Souza tem usado suas redes sociais há muito tempo para disseminar comentários ofensivos à comunidade LGBTQIA+, direta ou indiretamente."

A representação pede que seja aberta ação penal pública contra o atleta por incitação do preconceito e discriminação por homofobia e pagamento de indenização de R$ 50 mil por dano moral coletivo.

Pede-se ainda que Mauricio retire as postagens do Facebook por ferir limites da liberdade de expressão.

Assinam o documento os quatro políticos nacionais assumidamente da comunidade LGBT: o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) e os deputados federais David Miranda (Psol-RJ), Professor Israel (DF-PV) e Vivi Reis (Psol-PA).

Também subscrevem o pedido a deputada estadual por Sâo Paulo Leci Brandão (PCdoB) e o deputado distrital Fábio Felix (Psol).

Completam o grupo de parlamentares que se manifestaram os seguintes vereadores: Bella Gonçalves (Psol) e Duda Salabert (PDT) por Belo Horizonte; Benny Briolly (Psol) por Niterói (RJ); Brisa Bracchi (PT) por Natal; Carla Ayres (PT) por Florianópolis; Daiana Santos (PCdoB) por Porto Alegre; Erika Hilton (Psol) por São Paulo; Linda Brasil (Psol) por Aracaju; Maria Marighella (PT) por Salvador; Monica Benicio (Psol) pelo Rio de Janeiro; e Thábatta Pimenta (Pros) por Carnaúba dos Dantas (RN).

A divulgação do documento erra ao contabilizar três políticos como parlamentares. 

Suplentes não ocupam cargos efetivos. Coassinam a representação o ator Ari Areia, suplente de deputado estadual pelo Psol no Ceará, e a educadora Tati Ribeiro, suplente a vereadora no Rio Grande do Norte.

Por fim, completa o time de quem assina Robeyoncé Lima, assessora parlamentar em Pernambuco.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.