'Odeio história de bicha', diz autor de 'Velho Chico'

Homofóbico, Benedito Ruy Barbosa ainda disse sentir 'puta orgulho' porque seus netos e bisnetos 'são tudo macho pra cacete'

Publicado em 09/03/2016
Benedito Ruy Barbosa dá aula de homofobia ao dizer que odeia história de bicha - autor de Velho Chico
Aos 84 anos, Benedito parece ter aprendido pouco com a vida

Após três novelas seguidas das 9 escritas por homossexuais e com vários personagens LGBT, a próxima do horário, Velho Chico, não contará com os arco-íris na trama e será escrita por um homofóbico.

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook 

Na festa de lançamento da novela no início da semana, Benedito Ruy Barbosa, explicitou sua homofobia de um jeito que constrangeu até sua filha, Edmara Barbosa, que estava ao seu lado e tentou interrompê-lo.

"Odeio história de bicha. Pode existir, pode aceitar, mas não pode transformar isso em aula para as crianças. Tenho dez netos, quatro bisnetos e tenho um puta orgulho porque são tudo macho pra cacete", disse o autor ao jornal Extra. Edmara tentou fazer o pai calar a boca, mas ele vomitava: "Deixa eu falar, ué. É a minha opinião."

Hipócrita, o novelista de 84 anos tentou explicar que não é preconceituoso. "Não sou contra, não acho errado. O que acho é que quando eu tenho na mão 80 milhões assistindo minha novela, tenho que ter responsabilidade com as pessoas que estão me assistindo. Tenho que saber que tem muito pai que não quer que o filho veja, porque eles não sabem explicar, não sabem como colocar."

"Muita gente reclama disso para mim. O que não é justo é você transformar: só é normal o cara que é bicha, o que não é bicha não é normal. A mulher que é sapatona é perfeita, a que não é sapatona não é legal. É assim que estamos vivendo".

Barbosa fez coro a opinião de falsos moralistas que apregoam na internet sobre o que dirão às crianças. Em primeiro lugar, novela das nove não é indicada para menores de 12 anos e ainda que pessoas dessa idade estejam na sala, não há nenhuma questão sobre a homossexualidade que não possa ser abordada com respeito e tolerância.

O autor ainda dá mostras de que nâo assiste à programação da própria TV Globo. Ele diz que homossexuais não têm falha de caráter nas tramas, mas o personagem gay mais famoso desta década na TV, Félix (Mateus Solano) em Amor à Vida (2013), era justamente o vilão da trama, com atitudes moral e criminalmente reprováveis.

A homofobia de Barbosa não é novidade. Em 2014, ao mesmo jornal Extra, o autor disse: "Não escrevo cena de beijo gay. Tenho responsabilidade com o público que assiste novela. No interior, as pessoas não aprovam isso. Não estou dizendo que é certo ou errado, mas não é o tipo de coisa que eu concorde.

Vale lembrar que Velho Chico será escrita pela filha de Benedito, Edmara, e pelo neto, Bruno Luperi, mas ela parte de um argumento e projeto do autor e será supervisionada por ele. Benedito estava afastado do horário principal da Globo desde 2002 quando Esperança fracassou, ele teve problemas de saúde e a novela foi terminada por Walcyr Carrasco. Se depender de nós, ele terá mais um fracasso no currículo!

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.