Homofobia de refugiados coloca em risco vida de gays em abrigos

Governo holandês, apesar de não desejar, já estuda criar ala específica para homossexuais

Publicado em 06/12/2015
Refugiados gays da Síria, Iraque e Irã são ameaçados de morte pelos próprios refugiados muçulmanos
Refugiados muçulmanos perseguem homossexuais

Em busca de apoio da Europa para continuar a viver, refugiados do Oriente Médio têm demonstrado que não dão exemplo de respeito e aceitação. Nesta semana, cinco gays tiveram de ser realocados em Amsterdã, na Holanda, após sofrerem ameaças de morte por outros refugiados.

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook 

Segundo o jornal holandês Het Parool, dos cinco homens, três são da Síria, um do Iraque e um do Irã. Eles foram transferidos de abrigo porque o Exército da Salvação disse que não garantiria mais a vida deles onde estavam.

Um porta-voz do Exército da Salvação disse à publicação: "Eles não podiam se atrever a sair de seus quartos". Em outubro, outros dois refugiados foram transferidos pelo mesmo motivo e neste fim de semana, mais quatro, em Roterdã.

Apesar do ministro da Justiça holandês, Klaas Dijkoff, ter dito que não suporta a ideia de separar refugiados gays pois isso seria estigmatizá-los, a reportagem relata que no início de 2016 os homossexuais terão sua própria ala no centro de refugiados chamado Greenwood.

Em julho, em depoimento à BBC, um iraquiano gay, contou como fugiu de seu país para o Líbano, que seu próprio pai o entregaria ao Estado Islâmico e que milhares de muçulmanos comemoram nas redes sociais quando o EI mata um homossexual. Para o jovem, jogar gays do alto de prédios é uma das maneiras que o EI encontrou de conseguir apoio dos muçulmanos.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.